Apesar da chuva, os soberanos belgas iniciaram o dia com um banho de mar em Copacabana.
Às 9 horas, o casal assistiu à missa solene realizada no Palácio São Joaquim pelo cardeal Arcoverde.
(Cardeal Arcoverde - Reina Elisabeth - Presidente Epitácio Pessoa)
Almoçaram no Palácio da Guanabara, onde foram visitados por Hilário de Gouveia, sr. e sra. Bento Oswaldo Cruz, e pelo senador Irineu Machado. Moradores da estação do Encantado mandaram uma carta para o diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil pedindo que o nome da estação fosse mudado para Sua Majestade Elisabeth.
(Revista Careta 641 - 1920)
A tarde foi consagrado ao esporte. Assistiram ao "Grande Prêmio" no hipódromo do Derby Club. Havia nada menos de 50 mil espectadores para os sete páreos de corrida de cavalos, alguns nomeados com nomes de cidades belgas, Anvers, Louvain, Ypres, Liège e Zeebruge. O destaque era o Grande Prêmio Rei Alberto I.
Segundo o jornal “O Paiz” o rei dos belgas acompanhou com vivo interesse aos desenrolar da grande pugna que teve com vencedor o esplendido cavalo Miáo conduzido pelo Enrique Rodrigues. Ele foi o vencedor dos 100.000 francos com um cavalo argentino de 4 anos.
Em seguida, uma festa esportiva foi apresentada no Fluminense, após uma partida de futebol. Segundo a imprensa: “foi uma apoteose sem igual!”. Cerca de 1.500 jogadores de futebol, dos clubes da Liga Metropolitana, desfilaram para o casal real. Realizou-se uma partida de futebol entre os times da zona norte e da zona sul da Liga Metropolitana. A zona sul venceu por 4 a 1.
O Paiz, 27 de setembro de 1920
Livro "Visita da família real belga ao Brasil, 1920. - São Paulo: FAAP, 2010.