Maba (nome de rua em Ilhota)
Melanie Maebe era irmã de Louis Maebe quem emigrou em 1846 para Ilhota.
Louis prosperou na colonia belga. Tinha 80 acres de terra para cultivar. Ele teve um refinaria de açúcar, foi casado e teve filhos. Ele provavelmente estava ciente das difíceis condições de vida de sua família na Flandres e estava planejando ajude-os.
Em 30 de janeiro de 1856, Louis escreveu uma carta de Itajaí a seu pai em Vinkt. Ele lhe contou sobre o acordo que havia feito com o doutor Blumenau e que já havia pago 300 francos pela viagem marítima. Ele não teria que pagar o restante da quantia até que eles chegassem. Em uma carta posterior, Louis prometeu, ele incluiria outras 20 reis para pagar a viagem até seu porto de partida, Hamburgo, na Alemanhã.
Entre janeiro e maio de 1856, os preparativos foram feitos na casa de Maebe op den Beekkant para sua iminente partida para o Brasil. Em 4 de maio de 1856, August, seu pai Karel, e sua irmã Melanie receberam a notificação do Departamento de Guerra de que tinha permissão para deixar o território e ir para a América. Com eles viajou também August Verplaetse. Partiram em 11 de maio de 1856. Em Hamburgo, embarcaram em 31 de maio de 1856 no navio "Walter" da companhia de navegação alemã de Johnn Reinhard Möller & co, que os levou a Santos - Blumenau, sob o comando do capitão Ingermann. Depois de uma viagem marítima de cerca de 80 dias, eles finalmente acabaram seu destino, onde viram o filho / irmão de volta.
Melanie Maebe casou-se na Colôna Belga com August Verplaetse que viajou com ela da Bélgica até o Brasil em 1854. Nos documentos, o encontramos como Augusto Verplatze ou ver Platze. Eugenia nasceu em 6 de maio de 1861. Seu padrinho era seu tio Louis Maebe e sua madrinha cujo era Eugenia, filha de Pierre Brackeveld, casada com Ricardo Maes. Augusto nasceu em 28 de março de 1863, seguido por Julia em 10 de abril de 1865. José foi o quarto a nascer na 23 de agosto de 1866.
Fonte: https://www.familiekundedeinze.be/wp-content/uploads/2017/04/Leiestam-2016.pdf