Você está aqui

De Blick, Luc (1949 - )

, Leuven -
De Blick Luc
Social Media: 

Escultor e moldagem de bronze, Luc De Blick (23/11/1949, Leuven, Bélgica) estudou pintura e escultura na escola Sint-Lukas em Bruxelas. De 1972 a 1977 ele trabalhou como "mouleur - ciseleur" na fundição "Compagnie des Bronzes" em Molenbeek (Bruxelas) .

Aqui ele executou as seguintes obras: o Hymbeca de Courtois, Monsanto de Eyberg, relevos Gileppe, Victor Hugo, Kenedytunnel, manneken pis Soekarno… obras de Minne,Vinçotte, Wouters, Lambeaux, Wood, De Meester, Harvent, Glory, Dupagne, Darvil, Grard, Ghysels, Strebelle, ….

De 1977 a 1983 lecionou "escultura em pedra monumental" e "Esculpir móveis de madeira" na escola de educação continuada SITO na cidade de Mechelen. No mesmo período, ele estabeleceu-se como trabalhador de fundição independente que executou obras de outros artistas e também próprias criações. Em 2015, ele se aposentou.

Luc De Blick met standbeeld Eddy MerckxAlgumas realizações de De Blick são: a fundição 'De Kotmadam' em Leuven, obra de Fred Bellefroid, a estátua 'Witte van Zichem' no jardim do prédio da Faculdade de Letras e Filosofia em Leuven, uma estátua de Eddy Merckx, em frente da sua casa natal em Kiezegem e um baixo-relevo de Victor Hugo na Praça Grande em Bruxelas. Atletas famosos, como Sven Nys, Kim Gevaert e Mark Cavendish, tem um troféu fundido por Luc. O rei belga Balduino deu uma estátua de 'Manneke Pis' fundido por Luc ao presidente da Indonesia Soekarno. Pessoas famosas como Bill Gates e Alain Delon tem uma estátua de Luc.

Na cidade de Diest e na capital do Brasil, Brasília, encontram-se uma placa em homenagem ao engenheiro e astrônomo belga Louis Cruls, que Luc esculpiu em 1992 e deu com presente em 2016 a Brasília.

Ele organizou em 2003 uma exposição sobre os arquivos da "Compagnie des Bronzes" e publicou, junto com Engelen-Marx, o livro “Compagnie des Bronzes”. Em 2004 organizou uma exposição sobre as técnicas de fundição no velho prédio industrial da "Compagnie des Bronzes" com a publicação do livro “Fabrique d’art” por La Fonderie ASBL e Luc De Blick.

de Compagnie des Bronzes van binnenuitEm 2011 publicou o livro “De Compagnie des Bronzes van binnenuit”. Contem uma descrição, em ordem cronológico, desta fundição, junto com mais de mil imagens da sua produção.

Fontes:

Foto de Luc: Krantenartikel Het Laatste Nieuws, regionaal, "Maker van de kotmadam met pensioen".

Patrimônio criado no Brasil