Você está aqui

Estátua de Santa Catarina (São Paulo)

Location: 
Avenida Paulista 200 , São Paulo - São Paulo
São Paulo Santa Catarina

van Emelen Santa CatarinaO Hospital de Santa Catarina, na Avenida Paulista, possuiu duas estátuas de Santa Catarina. Uma fica na fachada do prédio antigo e a outra no nível térreo, na esquina com a Rua Teixeira da Silva. São de autoria de escultor belga Adrien Henri Vital van Emelen (Lovaina, Bélgica, 1868 - São Paulo, 1943).

Catarina viveu no século IV e era profundamente religiosa. Quando ela tinha 18 anos, o então imperador Maximino estava apaixonado por ela. Quando Catarina rejeitou, o imperador e ele percebeu que nada poderia dissuadir Catarina de sua fé, ele a deixou flagelar. Em seguida, deixou Catarina amarrar em uma roda que foi equipado com espadas afiadas. Pouco antes de Catarina morreria uma morte sangrenta, a roda quebrou em pedaços, atingido por um raio. Em seguido ele queria queimar ela, mas o fogo explodiu e queimou os carrascos. Eventualmente ele conseguiu decapitar-la em 25 de novembro de 305. Da sua ferida no pescoço fluiu leite que libertou a cidade da praga. Seu corpo foi levado pelos anjos para o Monte Sinai, onde foi recuperado por volta do ano 800 pelos peregrinos. O corpo ainda estava em boas condições. Além da montanha foi construido mais tarde o Mosteiro de Catarina.

Na escultura, a roda, seu atributo sólido, está atrás dela, enquanto ela segura na mão a palma do martírio. Catarina foi uma das santas mais populares da Idade Média. Na estatua no nível térreo, na esquina, ela segura na mão esquerda uma bíblia com uma espada que figura com marcador de livro.

O Sanatório Santa Catarina foi fundado em 6 de fevereiro de 1906 pela Irmã Beata Heinrich (Congregação das Irmãs de Santa Catarina), Dr. Walter Seng (médico) e Dom Miguel Kruse (monge do Mosteiro de São Bento). É provavelmente Dom Miguel Kruse que indicou Adrien van Emelen para escultpir a estátua.

VanEmelenSantaCatarinaEsquina

Fontes:

Fotos: Marc Storms