Heinrich Ludwig Wismer é filho de Johann Christian David Wismer e Anna Catharina Schumacher. Seu batismo aconteceu em Ülzen, perto de Hannover, no 14 de fevereiro de 1805. Ele nasceu em 30 de dezembro do ano anterior:
(informações de Gustavo Pedroso)
Wismer Henri Louis viajou sozinho, em agosto de 1844, com o barco Jan Van Eyk, de Ostende, Bélgica rumo à Santa Catarina, Brasil, junto com mais de cem outros migrantes belgas. Ele era, no barco, a unica pessoa com religião "protestante" como consta no documento "État nominatif des colons embarqués à Bruges, à bord du Brick Belge Jean Van Eijck, en destination pour la Province de Ste Catherine du Brésil". Sua professão era "negociante".
Provavelmente ficou pouco tempo na colônia belga em Ilhota (SC). Seu nome não consta no censo de 1851. Há, desde ao menos o ano 1850, uma empresa de negócios em Petrópolis (RJ), rua do Imperador, que se chama "Bartels & Wismer". Em 1858, a empresa se desfaz. O liquidante da firma era Henrique Luis Wismer. (Fonte http://memoria.bn.br/... pdf) Uma pessoa chamada H. Wismer recebeu 1 voto na eleição de vereadores e juízes de paz de 1856 em Petrópolis (jornal A Pátria). No Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro de 1860 até 1863, é mencionado o hotel "Meyer & Wismer", na estação da Freguesia S. José do Rio Preto, município de Petrópolis, onde pode ser alugado cavalos.