Você está aqui

de Witte, André (1944 - 2021)

Dom André De Witte
Social Media: 

O belga dom André de Witte morreu, no domingo 25 de abril de 2021, aos 76 anos, bispo emérito de Ruy Barbosa – BA e presidente da Comissão Pastoral da Terra – CPT.

Nascido em 31 de dezembro de 1944 em Scheldewindeke, na Bélgica, filho de agricultores, ordenado sacerdote em 1968 e com formação de engenheiro agrônomo, com especialidade em economia e sociologia agrícola, de Witte chegou ao Brasil em 12 de fevereiro de 1976, Ele tinha se formado no Seminário para América Latina, respondendo assim à sua vocação missionária. Durante mais de 18 anos, ele foi padre na diocese de Alagoinhas – BA, onde desempenhou diferentes serviços.

Em novembro de 1992, foi nomeado vigário geral na diocese de Alagoinhas. Dois anos, em 28 de agosto de 1994, foi ordenado bispo, assumindo como 4º bispo da diocese de Ruy Barbosa – BA, no dia 18 de setembro. Dom André foi bispo de Ruy Barbosa até 15 de abril de 2020, em que o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia, tornando-se bispo emérito.

Sempre ligado ao trabalho com os agricultores e à defesa da terra, Dom André assumiu em 2015 a vice-presidência da Comissão Pastoral da Terra, passando a ser presidente em 2018. Recentemente, na XXXIII Assembleia Nacional da CPT, celebrada de 6 a 8 de abril de 2021, tinha sido reeleito como presidente.

Dedicado à convivência com o Semi-Árido, dom André foi presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, com sede em Juazeiro – BA. Como também do Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM. Representou a Igreja Católica na Diretoria da Coordenadoria Ecumênica de Serviços – CESE. E compunha, na Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil – CNBB, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Transformadora e a Comissão Especial sobre Mineração e Ecologia Integral

Dom André sempre foi uma pessoa de extrema simplicidade, pobre entre os pobres, com grande disposição para escutar, um pastor com cheiro de ovelha. Ele se destacou pelo seu talante moderado, não impedindo isso ter uma atitude profética em defesa do povo diante das injustiças, um compromisso do qual nunca abriu mão.

Fontes:

Foto: CEBs do Brasil