Você está aqui

Instituto Bélgica – Nova Friburgo - IBELGA

, Nova Friburgo -
iBelga van Hombeeck
Social Media: 

Em 1986, em visita oficial a Nova Friburgo, o Cônsul Geral da Bélgica, no Rio de Janeiro, Embaixador Victor Bernhard conhecendo a região hortigranjeira de Nova Friburgo, e tendo verificado a grande produção através do Mercado Produtor local (CEASA), ficou surpreso de não haver, para os jovens produtores rurais, nenhum suporte de formação profissional e organizações sociais capazes de trabalhar pelo desenvolvimento rural. Com esta motivação, em 17 de julho de 1990, foi instituído o “Instituto Bélgica – Nova Friburgo - IBELGA”.

Charles Van Hombeeck, presidente da Société Royale Belge de Bienfaisance, escreveu no dia 06 de junho de 1991:
Acreditamos que em janeiro de 1992 podemos inaugurar o Centro de Formação Rural Agro-pastoril e Industrial do Instituto Bélgica – Nova Friburgo, para 50 alunos.

Fundaram o IBELGA, o DISOP – Serviço Internacional de Cooperação aos Projetos de Desenvolvimento - e o IDES - Instituto para o Desenvolvimento Econômico, Educacional, Social e Cultural de Nova Friburgo, inaugurando a primeira Fazenda Escola Rei Alberto I, aplicando a pedagogia da alternância, em 1º de março de 1994, oferecendo o segundo segmento do ENSINO FUNDAMENTAL com 39 alunos. Em 1998, atendendo forte reivindicação da comunidade, foi implantado o ENSINO MÉDIO com a EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, oferecendo o curso de Técnico em Agropecuária, e em 2010 teve início o curso Profissionalizante de Técnico em Administração.

iBelga Salinas

O CEFFA Rei Alberto I - a primeira escola inaugurada em 1º de março de 1994 - funciona na localidade de Baixada de Salinas, em Nova Friburgo e aplica a Pedagogia da Alternância no atendimento escolar dos estudantes filhos de agricultores familiares e demais famílias do meio rural. É um método pedagógico que tem como objetivo, adequar a educação no campo, nas áreas de agricultura familiar, onde a compatibilização das atividades escolares com os afazeres da produção agrícola é essencial. O CM CEFFA Rei Alberto I atende alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e funciona a partir da parceria do IBELGA com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. Contando hoje com mais de 300 alunos, o CEFFA CEA Rei Alberto I funciona numa parceria entre o IBELGA e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. A Unidade atende alunos do Ensino Médio integrado a dois cursos profissionalizantes: Técnico em Agropecuária e Técnico em Administração. Hoje possui cerca de 150 alunos matriculados.

Criado em 2002, o CEFFA Flores de Nova Friburgo está situado em Vargem Alta, distrito de São Pedro da Serra, nos limites com o município de Bom Jardim. Ficando atrás apenas de Holambra (SP), Vargem Alta é o segundo maior produtor de flores de corte do Brasil e se destaca, com um modelo de agricultura familiar, na produção de Rosas, Hortênsias, Monsenhores, Crisântemos, Gérberas e outros. Neste contexto, surgiu o CEFFA Flores para atender a essa demanda, já que a maioria de seus alunos são filhos desses produtores. Hoje, contando com o ensino médio inaugurado em 2015 em parceria com o estado, Colégio Estadual Raphael Jaccoud, os jovens podem completar seus estudos sem o desconforto de sair da comunidade, valorizando assim seu espaço e com uma pedagogia adequada a sua realidade.

O IBELGA é uma instituição sem fins lucrativos e tem como foco a consolidação e o crescimento das escolas atuais, com objetivo de desenvolver a economia regional através da disseminação de conhecimento agropecuário, ambiental e sustentável. Além disso, no projeto também inclui a expansão da aplicação da pedagogia da alternância em outras áreas rurais do estado do Rio de Janeiro.

iBelga Placa Comemorativa

Gérard Verhelst, nascido na cidade Gent, na Bélgica, foi gerente do banco Italo-Belge no Rio de Janeiro.