Você está aqui

Caixa d’água de ferro na Estação de Santo Ângelo

Location: 
Estação ferroviária, Santo Ângelo - Rio Grande do Sul
Santo Angelo Caixa d'água Belga
Tombado: 
sim

A estação ferroviária de Santo Ângelo foi inaugurada em 16 de outubro de 1921, tendo sido construída no período de 1918 a 1921. Fazia parte do ramal Cruz Alta – Santa Rosa, ligado à linha Santa Maria – Marcelino Ramos, que foi sendo construído lentamente, por trechos. De grande importância histórica, a estação de trem representou um forte impulso para o desenvolvimento comercial, industrial e populacional da região.

Santo Angelo Caixa d'Agua belgaA estação, construída em alvenaria de tijolos, possui uma tipologia diferenciada em relação às demais estações construídas no Rio Grande do Sul, que geralmente seguiam um projeto padronizado. No local, ainda se encontra a caixa d’água de ferro de fabricação belga. A caixa d’água foi importada em meados da primeira década do século XX, tendo chegado da Europa ao porto de Rio Grande e posteriormente transportada de trem até o local onde se encontra. Conforme informações da diretora do memorial Neiva Soardi, a caixa d’água possivelmente já se encontrava no local antes da construção da estação, por volta de 1918, pois havia necessidade de abastecer as locomotivas que descarregavam os materiais para a construção do prédio. A caixa é feita de metal especial que não permite o aparecimento de ferrugem e armazenava água exclusivamente para abastecer as locomotivas a vapor.

A estação foi formalmente desativada em 12 de setembro de 1969, permanecendo por quase 50 anos como estação de passageiros. Depois, o prédio abrigou um posto da Brigada Militar e foi sede da Secretaria Municipal de Cultura. No dia 17 de dezembro de 1996 tornou-se a sede do Memorial da Coluna Prestes, com um acervo relacionado à marcha e à vida de Luiz Carlos Prestes.

Tombada pela Lei nº 825 de 19 de novembro de 1984.

Fontes:

Foto: http://santoangeloemfatosefotos.blogspot.com.br/...