Você está aqui

Vidros belgas na Casa das Arcadas (SP)

Location: 
Rua Quintino Bocaiúva , São Paulo - São Paulo
Tipologia: 

O edifício Casa das Arcadas foi construído na segunda metade da década de 1920 por Siciliano & Silva – Escritório Técnico de Construções. Seu nome surgiu em decorrência dos arcos que formam a ornamentação da fachada externa – nos dois primeiros pavimentos - e também em alusão aos advogados que mantinham escritórios no local, formados pela faculdade de Direito do Largo São Francisco, cujo apelido é ‘Arcadas’. Existem diversas telas das arcadas da faculdade pintados pelo artista belga, Adrien Henri Vital Van Emelen, quem radicou-se nos anos 1920 em São Paulo.

Hoje, o local continua a ser ocupado pela famosa loja de calçados Fidalga, inaugurada em 1928, assim como por prestadores de serviços e estabelecimentos comerciais de diversas áreas, como advogados, médicos, óticas, livreiros, ourives, escritórios imobiliários.

Durante uma visita no dia 04 de novembro de 2017, o guia Almiro Dias, arquiteto relacionado ao Refúgios Urbanos, explicou que o prédio funcionava como o primeiro shopping center da cidade de São Paulo, frequentado pela burguesia paulistana. E acrescentou que os vidros coloridos são de providência belga. Na época, quase todos os vidros que chegaram em São Paulo - e em especial as coloridas - eram importados da Bélgica.

Casa da Arcadas vidro belga

Casa da Arcadas vidro belga

Casa da Arcadas vidro belga

Fotos: Marc Storms