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Vagão EFPP

tipo de material: 
vagão de passageiros

Os carros e demais vagões da Estrada de Ferro Perus-Pirapora ainda são verdadeiras incógnitas. Sabe se muito pouco sobre as suas origens, história, e até a identificação de muitos é difícil, devido ao apagamento dos prefixos nos longos anos de abandono.

Pesquisas iniciadas em 2010 abrangem este material rebocado menos conhecido. Foram identificadas fábricas que produziram carros e vagões hoje pertencentes à EFPP, e um trabalho comparativo de fotografias e documentos antigos está ajudando a resgatar a numeração deles, que estão sendo remarcados.

Uma marca já identificada é de uma antiga firma belga, já desaparecida, e que usava como marca o nome da localidade onde estava estabelecida. É a “S.A. Internationale de Construction et d’Entreprises de Travaux Publics”, que  funcionou de 1873 a 1986 na cidade de Braine-le-Comte e usava a marca “Usines de Braine-le-Comte”. Ela forneceu os vagões remanescentes da dotação original da EFPP e, coincidentemente, dos carros que muitos anos depois seriam adquiridos em segunda mão no extinto Ramal Dumont.

Duas placas das “Usines de Braine-le-Comte” foram identificadas; uma pertence a um vagão de dotação original da EFPP e outra a um carro vindo do Ramal Dumont (veja foto abaixo).

G. W. Ettenger, uma firma inglesa com representação em Antuérpia, foi a intermediária que forneceu os veículos para o Ramal Dumont e para a Perus-Pirapora.

Fonte: BOLETIM INFORMATIVO DO INSTITUTO DE FERROVIAS E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL - No. 9 – outubro de 2012, disponível em http://docplayer.com.br/8919961...

Foto: http://efperuspirapora.blogspot.com.br/p/historia.html