Você está aqui

Dupont, Octave-Jules (1881 - 1978)

, Zwevegem, Heestert -
Dupont Octavio
Social Media: 

Dupont Octavio livro O cavalo de corridaOctave-Jules Dupont nasceu em 4 de maio de 1881 na cidade de Heestert, atual pertencendo à Zwevegen na Bélgica. Foi graduado em medicina veterinária pela Escola Veterinária de Cureghen e em Medicina e Cirurgia pela Universidade Libre de Bruxelas, Bélgica. Ele foi uma das personalidades marcantes nos primórdios do ensino da medicina veterinária no Brasil. Chegou ao país em 1912 para lecionar na Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária, hoje, UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).

Um excelente patologista e grande entendido de equinos, sobretudo em cavalos puro sangue inglês de corrida.

Escreveu o livro O Cavalo de Corrida: Criação, Medicina e Cirurgia Equinas pelo recebeu o 1º Prêmio Linneo de Paula Machado, de 1950. O livro é considerado o melhor trabalho apresentado sobre o cavalo de corrida.

Atuou como professor de Clínica Médica de Grandes Animais no Instituto de Veterinária na universidade e trabalhou ao lado de Oswaldo Cruz e Vicente Leite Xavier. Dupont tinha como linha de pesquisa a salmonelose, anaplasmose, encefalomielites e doenças carenciais em equinos. Foi o introdutor da BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) no esquema de vacinação contra a tuberculose bovina e a primeira incidência de histoplasmose canina no Brasil foi relatada pelo Dr. Dupont.

Jockey Club Rio de JaneiroFoi diretor por muitos anos do Hospital Veterinário do Jockey Clube Brasileiro que hoje leva seu nome. O Hospital Veterinário "Octávio Dupont" é localizado na Vila Hípica do Hipódromo da Gávea. Foi homenageado com o título de Sócio Honorário do Jockey Clube Brasileiro e a Medalha de Ouro pelos 50 anos de serviços prestados a instituição.

Na UFRRJ foi titulado como Professor Emérito e nomeia um prêmio anual dado ao melhor aluno do curso de Medicina Veterinária da UFRRJ, agraciado com o diploma de Acadêmico Perpétuo e a Medalha de Carioca Honorário. Na Bélgica recebeu do próprio rei a Comenda Chevalier de l'Ordre de Leopold. Foi eleito patrono da cadeira nº 8 da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.

Ele faleceu com 93 anos em Niterói, RJ, no dia 24.03.1978.

Hoje há uma avenida na Barra da Tijuca e uma rua na sua cidade natal com seu nome.

Fontes:

Ilustrações: