Você está aqui

Ponte de ferro de Feliz

Location: 
, Feliz - Rio Grande do Sul
Feliz  Ponte Belga
Data começo construção: 
quarta-feira, 30 Novembro, 1898
Data de inauguração: 
sábado, 10 Março, 1900

A última década do século XIX testemunhou um período de grande desenvolvimento econômico para a Vila de Feliz (Vale do Caí), pelo que passou a representar no contexto econômico, político e social da região. A chegada dos italianos que demandavam terras mais altas e desabitadas proporcionou um novo alento aos moradores de Feliz, os quais irmanaram aos recém chegados para pleitearem melhorias na infraestrutura, especialmente nos meios de transporte e comunicação.

Feliz Ponte Belga

 

ponte trazida da Bélgica

Habitantes de Feliz e seus novos vizinhos da serra uniram-se e viram sua reivindicação de uma estrada segura realizada com a construção da Estrada Visconde de Rio Branco, que ligava São Sebastião do Caí aos Campos de Cima da Serra. Com a estrada concluída, construíram e instalaram uma barca para fazer a travessia do Rio Caí no centro da Vila de Feliz. Apesar da melhoria conquistada, a ideia de uma ponte persistia. Convencidos de que do governo não precisavam esperar uma solução, resolveram comprar uma ponte de ferro que havia sido trazida da Bélgica para ser instalada em outra localidade, o que não se realizou. Os felizenses se juntaram em ações, contrataram a empresa Irmãos Corrêa, de São Leopoldo, que havia construído outras obras de grande importância no Rio Grande do Sul. A empresa assumiu o serviço nos últimos anos do século XIX.

 

Na cidade nasceu Fioravante Bertussi, que deu origem ao grupo 'Os Bertussi', habilidoso metalurgista, atuando na construção da Ponte de Ferro, particularmente na colocação dos rebites que seguem na construção até os dias atuais.

A Ponte de Ferro foi inaugurada em 10 de março de 1900, passou-se a cobrar pedágio para qualquer um que a atravessasse: pedestres, cavaleiros, carroceiros e, claro, os pouquíssimos carros que rodavam na época. Essa cobrança estendeu-se por 25 anos, época em que foi construída a estrada Júlio de Castilhos.

Considerando que a construção da ponte tenha iniciado em 1899 e que sua inauguração ocorreu em março de 1900, é prudente afirmar que o processo de construção tenha durante entre 8 e 14 meses. Ela não possui nenhuma denominação em homenagem a alguma personalidade e não há como estimar por quantas reformas ela já passou.

Fonte e foto:http://historiasvalecai.blogspot.com.br/...