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24 gôndolas metálicas para carvão vegetal

tipo de material: 
vagão de carga

Como o abastecimento da usina da Belgo-Mineiro e o escoamento de sua produção na siderúrgica em Sabará e na nova fábrica em João Monlevade (Minas Gerais) dependiam fortemente das estradas de ferro Central do Brasil e EFVM, que careciam de locomotivas e material rodante adequado a este tipo de transporte, a Belgo-Mineira fez acordos com ambas ferrovias, propondo financiar a compra de novas locomotivas e vagões em troca de abatimento do valor dos fetes.

Assim, a Belgo-Mineira financiou a compra de 24 gôndolas metálicas para carvão vegetal da EFVM, cada uma com uma lotação máxima de 55,5 m³ ou o equivalente a 30 toneladas.

As locomotivas e vagões foram adquiridas na Europa em 1937, sendo as três locomotivas tipo Mikado na Alemanha pela Henschel, e as 24 gôndolas na Bélgica pela firma Baume-Marpent.

Fonte

A E.F. Vitória a Minas e suas locomotivas desde 1904. Volume 1 : A história e as locomotivas a vapor / Eduardo José de Jesus Coelho e João Bosco Setti. – Mémoria do Trem Brasil, 2000. - paginas 124 e 125.