Você está aqui
Jardim Francês (Parque da Independência em São Paulo)
O Parque da Independência em São Paulo foi criado como referência cívica nacional. Situado no Bairro do Ipiranga, possui uma área de 161.335 m² que inclui o Monumento à Independência, a Casa do Grito, o Riacho do Ipiranga, o Jardim Francês, o Horto Botânico e o Museu Paulista.
Em 1907, Carlos Botelho, então secretário (estadual) da Agricultura e Obras Públicas, decide solicitar a paisagista belga Arsenio Puttemans un projeto para execução de um jardim que excedesse o ajardinamento padrão regularizado pelo governo do Estado em 1889.
O projeto de Puttemans, inspirado nas formas neoclássicas do francês Le Notre que transmite um sentimento de domínio do homem sobre a natureza, foi entregue ao público em 1909.
Para a comemoração do Centonário da Independência, iniciaram-se em 1919 diversas obras de embelezamento do parque. Com a retirada da terra no tereno em frente do Museu, para melhorar a vista da Avenida ao edificio do Museu, o jardim desenhado de Puttemans soffreu alterações.
Ele foi totalmente remodelado, coordenado por Felix Cochet, e recebeu acréscimo de vários ornamentos alegóricos criados por José Auricchio.
Em 1972, a construção de uma arquibanda altera novamente o projeto. Somente em 1988 o jardim recupera sua forma original.
Fontes:
- Parque da Independência. - São Paulo : Instituto Cultural Itaú, 1993. - (Cadernos cidade de São Paulo; 7)
- Guia de museus e instituições culturais de São Paulo / Simona Misan e Thereza Cavalcanti Vasques. - 2001.
Foto: Marc Storms, março 2015
Foto preto-branco: Museu Paulista