new front

Lançamento em setembro do 1° livro do Patrimônio belga

Bastante popular no fim do século XIX e início do XX, o escultor e pintor belga Adrien Henri Vital van Emelen é autor de obras que podem ser admiradas em diversas instituições de São Paulo.
Van Emelen nasceu em 1868, em Lovaina, na Bélgica, e estudou com famosos mestres europeus. Em sua terra natal, fez inúmeros trabalhos de encomenda para governos e universidades, além de ter atuado como professor de artes. Aos 52 anos, emigrou com a família para São Paulo, onde chegou em 1920. Eram os anos do auge do café quando artistas eram requisitados para dar forma a uma São Paulo “moderna”.

Criou no Brasil, estátuas de apóstolos, santos, bandeirantes, políticos e trabalhadores em materiais diversos, como terracota, bronze, gesso, mármore e cimento. Algumas destas foram produzidas em dimensões apenas na casa dos centímetros, ao passo que outras chegavam a quatro metros e meio de altura. Como pintor, van Emelen foi o autor de pinturas históricas por encomenda e prolífico na produção de retratos de tipos populares e paisagens.

Apesar da importância e da visibilidade de suas criações, o artista nunca teve sua própria história narrada, tampouco sua produção devidamente reunida em uma publicação. No momento da celebração de 75 anos de seu falecimento, o riquíssimo ilustrado livro Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo de autoria do coordenador do Patrimônio belga no Brasil, Marc Storms, revela a sua biografia e divulga suas obras mais significativas, produzidas tanto em seu país de origem como no Brasil.

Agradecemos as empresas Impextraco, Katoen Natie, Parafix, Peróxidos do Brasil e Rhodia Solvay Goup por patrocinar este projeto aprovado pela Pronac 177058 que conta também com o apoio do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo.

Mais informações sobre como obter este livro seguem em breve.

Assine o Boletim

Apoio

Bélgica no Brasil

Patrocinadores

Patrocinadores Ouro
Logo Engie
Logo Solvay Rhodia

Patrocinadores Prata
Barry Callebaut

Como patrocinar?

Português, Brasil