Você está aqui
A família Colen em Teófilo Ottoni (MG)
Quando Dom Pedro II incumbiu Theóphilo Ottoni de colonizar o Vale do Mucuri, no Nordeste Mineiro, já que se tratava da última região na Mata Atlântica ainda selvagem, o mesmo Theóphilo trouxe 100 famílias estrangeiras para compor a sonhada "Philadelfia Brasileira", hoje Teófilo Ottoni. Dentre tais famílias, uma belga: a família Colen que chegou ao Brasil em 1858. Tratava-se do casal Joannes Ludovicus (João Luiz) Colen, belga, nascido em Mol no dia 20 de janeiro de 1825 e Ana Luiza Delaesse, alemã, nascido em Monschau no dia 19 de setembro de 1817, junto com quatro crianças: Sofia Constância, José Luiz, Edmundo José e Elias Antônio. No Brasil nasceram Adolfo Pedro, Maria Colen e Júlio Fernando. João Luiz faleceu provavelmente em 1895.
- Sofia Constância Colen (Antuérpia, 31 de março de 1845) casou-se com o Alferes José Feliciano e tiveram 16 filhos. Fixaram residência em Urucu, hoje Carlos Chagas (MG).
- Joseph Louis (José Luiz) Colen (Antuérpia 7 de junho de 1847) tornou-se lavrador, casou-se com Izabel Molendorf / Isabel Mollendorff (Alemã) e tiveram 16 filhos. Bisavô de Gecernier Colen.
- Jacobus Antonius Elias (Elias / Elijah / Anthony / Antônio / Antoine) Colen (Antuérpia, 25 de março de 1850), lavrador, casou-se com Carlota Gomes Otoni, filha do desbravador de mata do hoje Município de Poté (MG) – Antônio Gomes Leal e Dª Maria Güilhermina Otoni, sobrinha neta de Teófilo Benedito Otoni, fundador da cidade de Filadélfia, hoje, Teófilo Otoni( MG). Elias e Carlota tiveram 15 filhos. Na cidade de Poté, no decorrer da década de 1940, foi autorizada a promover a instalação de uma usina hidroelétrica, no rio Mucuri do Sul, aproveitando os recursos da cachoeira dos Colen.
Petrus Josephus Edmundus (Edmundo José) Colen (Antuérpia, 31 de julho de 1852), lavrador, casou-se com Carlota Rosa Vieira, tiveram 16 filhos, dos quais 11 sobreviveram, e fixaram residência em Valão (MG).
- Petrus Adolphus (Adolfo Pedro) Colen (Antuérpia 18 de outubro de 1854), dentista, casou-se com Maria Neves (Portuguesa) e tiveram 16 filhos. Bisavô de Isreal e Alexei Colen.
- Maria Colen (Brasil, 1860) casou-se Leonel Lobo e não deixaram descendentes.
- Júlio Fernando (Itamarandiba, MG, 1862) se tornou padre. Faleceu em Itamarandiba (MG) entre 1925/1926.
Hoje existe muita gente que descende dessa família, espalhadas por todo o estado de Minas Gerais, a maioria ainda viva na região de Teófilo Ottoni, e também para outros estados brasileiros.
Fontes:
Livro: A costura de uma autobiografia / Gecernier Colen. - São Paulo: Clube de Autores, 2014. p. 55+56.