O vapor Ohio, com capacidade de 84 passageiros na primeira e 717 na terceira classe, pertencente a empresa alemã North German Lloyd of Bremen. A travessia ao Brasil teve uma duração de aproximadamente 40 dias de navegação.
Os emigrantes recebiam a recomendação de terem cuidado com a própria bagagem de mão. Enquanto os pertences colocados no bagageiro do navio, restava só esperar que não se realizassem furtos nas várias passagens de mão dos pacotes, furtos que eram de fato frequentes. O pó de carvão, usado como combustível pelo barco à vapor, criava um tipo de névoa que se formava ao redor do navio e fazia que os emigrantes ficassem pretos e com o calor todos suados faziam escorrer gotas brancas na pele preta.
O pernoitamento a bordo na terceira classe, acontecia nos dormitórios, salões que poderiam conter até algumas centenas de pessoas, um verdadeiro caos, permanentemente sujas, úmidas, infestadas de germes, bactérias e parasitas, impregnados de um fedor pelo qual os médicos de bordo cunharam o neologismo “fedor de emigrante”. Os dormitórios eram divididos por sexo: até certa idade os meninos podiam ficar com as mães naquele local reservado para mulheres. As refeições vinham servidas através de formação de um grupo de seis pessoas, das quais uma retirava a comida também para os outros e tinha o dever de distribuí-lo segundo critérios de igualdade.
No dia 22 de outubro de 1890, a família Truyts chegou no porto do Rio de Janeiro e foram encaminhados em pequenos barcos para a Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores. Lá, os migrantes receberam assistência médica, fizeram refeições, tomaram banho, a seguir alojando-se, e ali permaneceram por 13 dias, até tomar o rumo da nova vida. Contratadores de fazendas e representantes de núcleos coloniais vinham à Hospedaria e forneciam meios para a locomoção das pessoas até o assentamento final.
Passados os 13 dias na Hospedaria, em 04 de novembro de 1890, após confirmarem o destino final que era Jacareí, no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, foram liberados para a viagem através da Rede Ferroviária Federal onde seriam recepcionados pelos representantes do Núcleo Colonial Boa Vista.