Você está aqui

Livro Sabores belgas no Brasil

Sabores belgas no Brasil

O chocolate belga ganha mais popularidade a cada dia em docerias, cafeterias e sorveterias pelo Brasil afora. Quando se trata de cervejas, já é quase incontável a lista das “tipo” belga, sem falar das legítimas, cada vez mais disponíveis. Quais os motivos para tanta popularidade? Será que a culinária da Bélgica, conhecida no Brasil, limita-se apenas a essas iguarias?
Para responder a essas e outras questões, este livro "Sabores belgas no Brasil" aguça o nosso paladar e resgata os produtos icônicos que hoje representam o DNA da culinária belga no cotidiano do Brasil. Além de chocolate e cerveja, as batatas fritas, waffles, speculoos, endívias e couves-de-bruxelas conquistam cada vez mais paladares brasileiros. Dez chefs belgas, com distintas trajetórias no país, compartilham seus diálogos com os saberes e sabores nas diferentes regiões brasileiras.
Por falar de comida, tão importante para todas as culturas, não poderia faltar um mapa da saudade dos belgas que vivem no país. Na parte histórica, os traços da imigração belga, ainda pouco conhecida, e a contribuição dos agrônomos formados na Bélgica que aqui aportaram no início do século XX enriquecem essa inédita e surpreendente viagem gastronômica entre os dois países.
Boa leitura e... bom apetite!

Capa Sabores belgas no Brasil O livro estará a venda a partir do dia 14 de novembro de 2019, na loja online patrimoniobelga para R$ 70,00.

Autor

Marc Storms, belga, formado em biblioteconomia, trabalhou por mais de 25 anos no setor de bibliotecas, e, de 1983 a 2005 foi coordenador e diretor da Associação Flamenga de Bibliotecários e Arquivistas (VVBAD). Em 2006 chegou para um ano sabático em Salvador, na Bahia, e após este período decidiu permanecer no Brasil.
Desde 2014, pesquisa, descreve e divulga a rica e diversificada herança belga no Brasil, e coordena o projeto Patrimônio belga.
Por sua pesquisa sobre a Vila Belga em Santa Maria (RS), recebeu do príncipe Lorenz, da Bélgica, em 2017, o “Prêmio do Patrimônio belga no Exterior”.
Em 2018, publicou o livro Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo, com a biografia e as obras mais significativas do artista.

Ficha técnica

Título: Sabores belgas no Brasil
Autor: Marc Anna Camille Jozef Maria Storms
Texto em português com resumo em francês e neerlandês
São Paulo - Edição do autor – 2019
Páginas: 128
Formato: 16 x 23 cm
ISBN 978-85-455243-1-1

Logos livro sabores

Português, Brasil