Você está aqui
Belgalux – Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira no Brasil
A origem da Câmara Belgalux remonta ao ano de 1920, quando o rei da Bélgica, Alberto I, visitou o Brasil. Na ocasião, o então presidente brasileiro Arthur Bernardes tratava de atrair investimentos estrangeiros para a siderurgia no Brasil. Oficialmente, a instituição foi criada em 1938, estimulando o comércio e a cultura entre o Brasil, a Bélgica e o Luxemburgo.
A Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira no Brasil é uma associação sem fins lucrativos, que atua promovendo e estimulando as relações comerciais, econômicas e culturais entre o Brasil, a Bélgica e o Luxemburgo. A Belgalux, tem jurisdição em todo o território brasileiro, tem o intuito de promover e estimular as relações comerciais, econômicas e culturais em seus diferentes aspectos entre o Brasil, a Bélgica e o Luxemburgo, promovendo negócios em benefício de seus membros, bem como representar os seus interesses nas relações bilaterais. A Belgalux tem 3 antenas no Brasil no Rio de Janeiro, Goiânia e em Manaus.
Além disso, a Belgalux é uma rede de networking, matchmaking e information hub conectando empresas belgas e luxemburguesas no Brasil. Com isso, o objetivo é impulsionar o sucesso comercial, alavancando os seus negócios e contribuindo ativamente para um ambiente que possibilite seu crescimento econômico e de forma sustentável.
Explicou o então presidente Luis Carlos Szymonowicz em entrevista com o site Diplomacia Business (02.01.2022):
"A história da Câmara de Comércio Belgo-Luxemburguesa no Brasil se confunde com o desenvolvimento do comércio e dos investimentos bilaterais entre estes países, sendo a sua origem marcada pela visita oficial ao Brasil do rei da Bélgica, Alberto I, em 1920. Nessa época, o então presidente brasileiro Arthur Bernardes tratava de atrair investimentos estrangeiros para a siderurgia no Brasil, o que coincidiu com um dos intuitos da visita do rei Alberto, que era a expansão do grupo Luxemburguês, Arbed.
Desta visita resultou o investimento do Grupo Arbed na Companhia Siderúrgica Mineira, em 1921, criando-se assim a bem-sucedida Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira. Desde então, a Câmara de Comércio sempre seguiu de perto todos os investimentos feitos entre a Bélgica, o Luxemburgo e o Brasil. Hoje, após quase 80 anos do início desse processo, a Câmara tem a grande satisfação de acompanhar também as empresas brasileiras na busca de posições de destaque no comércio mundial, ajudando-as no processo de identificar investimentos e negócios na Bélgica e no Luxemburgo."
O atual presidente é o Sr. Damien Grimmelprez.
O conselheiro Yves Jadoul montou a página https://belgalux.com.br/governanca/, com documentos oficiais, entre outros os estatutos, datas das Assembleias Gerais e nomes de todos os presidente, desde 1969.
Fontes: