Você está aqui
Compagnie Générale des Conduites d'Eau
A Compagnie Générale des Conduites d'Eau, ou a Companhia Geral dos Condutos de Água, situada na cidade Les Vennes-Liège na Bélgica, uma sociedade anônima foi fundada em 31 de julho de 1865.
A Gazeta de Notícias do dia 10 de maio de 1908 anunciou que ela atingiu uma produção anual em tubos de ferro fundido de mais de 45 milhões de quilos exportada em todas as partes do mundo. No Brasil era a preferência das administrações das seguintes cidades: Rio de Janeiro, São Paulo (inclusive canalizações de 1 metro de diâmetro), Jundiaí, Bragança, Amparo, Espírito Santo do Pinhal, Sertãozinho, Sorocaba, Ribeirão Preto, Botucatu, Jaboticabal, São José dos Campos, São Vicente, Itu, Mococa, e também no capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Seus representantes no Brasil eram, segundo o Almanak Laemmert : Administrativo, Mercantil e Industrial (RJ) do ano 1900, Emanuele Cresta & C., com estritório na rua Suitanda 41 no Rio de Janeiro e filial na rua Boa Vista 44 em São Paulo. Já na mencionada Gazeta de Notícias consta A.C. de Freitas & C., situado na Avenida Central 45 no Rio de Janeiro.
O livro "Bélgica América Latina. - Bruxelas: Compagnie Générale de Publicité et d'Information, 1946. " informa, nas págians 101 a 104, que a companhia tem criado e explorado desde a sua fundação mais de vinte sociedades de distribuição de água ou de gás. As suas fábricas cobrem 15 hectares e têm uma capacidade de produção de 5.500 toneladas por mês. A oficina forneceu também 5.000 contadores de água à cidade de São Paulo.