Você está aqui

Instituto Bélgica – Nova Friburgo - IBELGA

iBelga van Hombeeck
Social Media: 

 Em 1986, em visita oficial a Nova Friburgo, o Cônsul Geral da Bélgica, no Rio de Janeiro, Embaixador Victor Bernhard, conhecendo a região hortigranjeira de Nova Friburgo, e tendo verificado a grande produção através do Mercado Produtor local 
(CEASA), ficou surpreso de não haver, para os jovens produtores rurais, nenhum suporte de formação profissional e organizações sociais capazes de trabalhar pelo desenvolvimento rural. 

Com esta motivação, em 17 de julho de 1990, foi instituído o “Instituto Bélgica – Nova Friburgo - IBELGA”. 

Charles Van Hombeeck, presidente da Société Royale Belge de Bienfaissance, escreveu no dia 06 de junho de 1991:

Acreditamos que em janeiro de 1992 podemos inaugurar o Centro de Formação Rural Agro-pastoril e Industrial do Instituto Bélgica – Nova Friburgo, para 50 alunos.

Fundaram o IBELGA, o DISOP – Serviço Internacional de Cooperação aos Projetos de Desenvolvimento- e o IDES - Instituto para o Desenvolvimento Econômico, Educacional, Social e Cultural de Nova Friburgo, inaugurando a primeira Fazenda Escola 
Rei Alberto I
, aplicando a pedagogia da alternância, em 1º de março de 1994, oferecendo o segundo segmento do ENSINO FUNDAMENTAL com 39 alunos . Em 1998, atendendo forte reivindicação da comunidade, foi implantado o ENSINO MÉDIO 
com a EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, oferecendo o curso de Técnico em Agropecuária, e em 2010 teve início o curso Profissionalizante de Técnico em Administração. 

Criado em 2002, o CEFFA Flores de Nova Friburgo está situado em Vargem Alta, distrito de São Pedro da Serra, nos limites com o município de Bom Jardim. Ficando atrás apenas de Holambra (SP), Vargem Alta é o segundo maior produtor de flores de corte do Brasil e se destaca, com um modelo de agricultura familiar, na produção de Rosas, Hortênsias, Monsenhores, Crisântemos, Gérberas e outros. Neste contexto, surgiu o CEFFA Flores para atender a essa demanda, já que a maioria de seus alunos são filhos desses produtores. Hoje, contando com o ensino médio inaugurado em 2015 em parceria com o estado, Colégio Estadual Raphael Jaccoud, os jovens podem  completar seus estudos sem o desconforto de sair da comunidade, valorizando assim seu espaço e com uma pedagogia adequada a sua realidade.

O CEFFA Rei Alberto I funciona na localidade de Baixada de Salinas, em Nova Friburgo e aplica a Pedagogia da Alternância no atendimento escolar dos estudantes filhos de agricultores familiares e demais famílias do meio rural. É um método pedagógico que tem como objetivo, adequar a educação no campo, nas áreas de agricultura familiar, onde a compatibilização das atividades escolares com os afazeres da produção agrícola é essencial. O CM CEFFA Rei Alberto I atende alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e funciona a partir da parceria do IBELGA com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. Contando hoje com mais de 300 alunos, o CEFFA CEA Rei Alberto I funciona numa parceria entre o IBELGA e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. A Unidade atende alunos do Ensino Médio integrado a dois cursos profissionalizantes: Técnico em Agropecuária e Técnico em Administração. Hoje possui cerca de 150 alunos matriculados. 

O IBELGA é uma instituição sem fins lucrativos e tem como foco a consolidação e o crescimento das escolas atuais, com objetivo de desenvolver a economia regional através da disseminação de conhecimento agropecuário, ambiental e sustentável. Além disso, no projeto também inclui a expansão da aplicação da pedagogia da alternância em outras áreas rurais do estado do Rio de Janeiro. 

Mais informações: http://www.ibelga.com.br