Você está aqui

Joncker, Ulrich Joseph (1879 - 1927)

Joncker Ulrich
Social Media: 

Ulrich Joseph Joncker nasceu no dia 19 de novembro de 1879 na cidade de Andrimont na Bélgica e faleceu no dia 26 de outubro de 1927 na cidade de Rio de Janeiro. A sua formação, a razão porque ele migrou para o Brasil e a data da sua migração, ainda são desconhecidas.

Anuncio Maison Belge Elevadores Brasil U. JonckerUlrich Joncker era fundador da  “Maison belge - Elevadores Brasil U. Joncker Constructor”. O ateliê ficou na Avenida Salvador de Sá 192, na cidade de Rio de Janeiro. Tinha – conforme a sua própria propaganda no jornal francês  “Le Messager de São Paulo” no começo dos anos 1920 – 300 elevadores em função no Brasil. Alguns destes projetos estão enumerados no artigo publicado no dia 01/10/1925 em "O Paiz", entre quais elevadores em edifícios públicos e casas particulares no Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Recife, Porto Alegre e Santos.;

Elevadores Brasil U. Joncker

Joncker aproveitou as consequências da primeira Guerra Mundial (1914-1918). Durante este período a exportação europeia para a America do Sul parou. As reservas industriais se esgotaram e passaram a consumir produtos norte-americanos. Neste momento a indústria brasileira era incipiente. Premido pelo aumento de trabalho da sua pequena oficina mecânica, aonde o próprio chefe Joncker trabalhava, transferiu os seus operários e as suas maquinas para um edifício mais ampla, na mesma avenida, de 2.400 m² e mais apropriado.

A companhia transformou-se no dia 6 de junho de 1923 na "Sociedade Anonyma Elevadores Brasil". O presidente era o conde de Vendenbug, gerente Constant Ranson, e os diretores Camille Jansen, Antonio Carlos da Roche Fragoso, Ulrich José Joncker e Henry Bragard.

O jornal "O Paiz" considerou Joncker uma das figuras mais ilustres da industrie brasileira.

Ele casou-se com Emma Dujat (1887, Sint-Joost-ten-Node, Bélgica - 1974, Rio de Janeiro). O casal teve uma filha Guilhermina Suzana Joncker que nasceu em 1911 no Rio de Janeiro e faleceu em 1984 na mesma cidade.

Fontes:

Ilustrações:

  • Gauche 35 x 26 cm de Marcel Lebrun
  • Foto p/b: O Paiz

Texto e pesquisa: Marc Storms, março de 2017