Você está aqui

Lambrechts, Frans Louis (1874 - 1936)

Lambrechts Alderico
Social Media: 

Frans Louis Lambrechts, o Dom Alderico, nasceu na cidade de Beersel, na Bélgica, no dia 19 de agosto de 1874. Recebeu o hábito branco na abadia de Averbode em 1893 e foi ordenado presbítero na abadia de Maredsous, Bélgica, em 1898. Inicio no mesmo ano seus estudos filosóficos na Universidade Gregoriana de Roma. Alcançou o título de Doutor em Filosofia em 1901.

Foi enviado ao Brasil em 1902, junto com Cônego Domingos Sars e irmãos Luiz Sabbe e Alfonso Daems, para Jaguarão aonde lecionou e foi nomeado reitor do Colégio Espírito Santo. Fim de 1914 partiu para Jaú aonde se tornou o primeiro reitor Premonstatense. É nomeado Vice-reitor e Diretor espiritual no Seminário de Pirapora do Bom Jesus no dia 19 de junho de 1917. Quando Côn. Vicente Van Tongel morre no início de 1920, Côn. Alderico assume a função de reitor do Seminário de Pirapora do Bom Jesus e pároco do Santuário. Aos 15 de agosto de 1920 é nomeado Co-Visitador (Superior) dos Institutos Averbodienses no Brasil.

Foi também nomeado Cavalheiro da Ordem da Coroa da Bélgica.

Aos 27 de junho de 1936, faleceu no hospital Santa Catarina em São Paulo.

Dom Alderico LambrechtsUma pintura, óleo sobre tela, do Dom Alderico de autoria do pintor e escultor Adrien Henri Vital van Emelen, encontra-se no Seminário de Pirapora do Bom Jesus. 

Em 1961 foi Dom Alderico Lambrechts o primeiro premonstratense, que recebeu em honra de seus serviços múltiplos prestados à comunidade, a designação de uma rua, bem no centro da cidade de Pirapora: "Rua Dom Alderico Lambrechts". 

Fonte: livro "Florilégio Premonstratense" de Godofredo Chaintrain p. 68-73

Related creators