Você está aqui

Malvil, Annik (1939 - )

Annik Malvil
Social Media: 

Annik MalvilAnnik Malvil - revista GlamuramaAnnick Deligant ou Annik Deligani, mais conhecida como Annik Malvil (Bruxelas, 11 de maio de 1939), é uma modelo e atriz belga radicada no Brasil.

Annik mudou-se para o Brasil ainda adolescente, e aqui concluiu o científico. Em 1947, depois de trabalhar como modelo, começou a trabalhar em emissoras de rádio e televisão, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Embora nascida na Bélgica, no Brasil era tratada como "Francesinha". Inspirado nela, Mirabeau (compositor) compôs a marchinha "Tem Francesinha no Salão". Como cantora, Annik gravou um compacto simples com a canção "Garota do Tubinho", por causa do modelo de vestido que ela lançou no Brasil.

Seu primeiro trabalho no cinema foi Conceição (1960), contracenando com Hélio Souto. Depois vieram O Homem do Rio (1965) e Ana, a Libertina (1975). Seu último trabalho artístico foi na minissérie Memórias de um Gigolô (1986).

A revista Glamurama a descreve como musa das marchinhas e explica:
Em maio de 1969, a revista Fairplay trouxe a surpreendente nudez de Annik Malvil, atriz deslumbrante nascida na Bélgica, que aterrisou em São Paulo em 1954 e se jogou nos palcos paulistanos depois de ter badalado por toda Paris. Annik foi também Certinha do Lalau em 1962, musa inspiradora de marchinhas do Carnaval, como a Tem Francesinha no Salão, cantada por Emilinha Borba, e a primeira atriz a desfilar numa escola de samba: saiu como passista da Mangueira durante 18 anos.
Na moda, ela era também era musa, tida como a modelo que lançou o vestido tubinho nas passarelas.
Annik despertou muitos amores, mas foi o galã brasileiro Milton Rodrigues – que fez carreira internacional – que ganhou o coração da musa. Como atriz, foram 18 filmes, até a chegada da pornochanchada, que fez Annik deixar o cinema.
Ela então foi trabalhar com turismo, e pilotou uma agência de viagens de 1975 a 1991.

Mudou-se para Miami, onde morou até janeiro de 2012, quando voltou ao Brasil. Ela tem uma pousada na Barra da Tijuca (bairro do Rio de Janeiro).

Fontes: