Você está aqui

Pecher Eduoard (1825-1892)

, Antuérpia -
Pecher Edouard le consul
Social Media: 

A família Pecher é uma das famílias liberais mais importantes de Antuérpia. Charles Pecher foi praticamente o fundador do partido liberal na cidade e seu filho Édouard garantiu que os Liberais Unidos tomassem o poder da prefeitura da cidade em 1872.

Charles Pecher (Mons, 1797 – Anvers, 1873) casou-se com Julie Henriette Gaillez (Mons 1796, Antuérpia 1859) em 26-06-1824 em Mons. Tiveram cinco filhos: Édouard (1825-1892), Emile (1826-1874) (casou-se em 19.10.1854 com Hermine Stockmeyer), Jules (1830-1899), Charles Paul Victor (1832-1918) e Charles Célestin (1838-1898). Era proprietário de uma companhia de importação e exportação. 

Em 1847, ele enviou seu filho mais velho, o Édouard, então com apenas 22 anos, para o Rio de Janeiro. No Brasil, a companhia de Antuérpia de Charles Pecher et fils, construiu uma forte reputação não apenas na exportação de café, mas também para todos os tipos de colonização, navegação e negócios ferroviários.

Quase no mesmo mês que Édouard chegou no Brasil, ele enviou a seguinte carta para o primeiro-ministro belga, Charles Rogier, com o barco a vapor Antilope datada 25 de agosto

Que, portanto, se a Bélgica manda seus filhos para o Brasil, não devem mais ser carregamentos de pobres colonos famintos que só chegam aqui para serem sustentados pela caridade pública, para causar problemas e dificuldades ao governo do país e prejudicar com sua má conduta os consideração pelos belgas a tal ponto que os compatriotas que os sucedem, em vez de se orgulharem de sua nacionalidade, temem o advogado, mas o governo mais esclarecido da Bélgica incentiva uma população de elite a emigrar, que promove a saída de um jovem que possui alguns recursos em si, eles saberão abrir caminho para outros e encontrar prosperidade no exterior para o comércio nacional que em vão se esforça para criar entes queridos por meio de empresas de exportação, taxas diferenciadas e outras leis que nos fazem no exterior objeto de piedade e escárnio.

Vincent Schouberechts contextualiza este documento: "Edouard Pecher tem visões ultraliberais que estão completamente de acordo com os tempos de sua família e formação política. Retrata a tentativa fracassada de colonização em Santa Catarina e a esperança de que outros candidatos mais endinheirados e experientes possam fazer fortuna."

Pecher EdouardAcrescenta prof. Stols "Édouard Pecher desempenha durante 20 anos um papel cada vez mais predominante na dinamização das relações belgo-brasileiras. Aproveita seu acesso ao entourage do príncipe herdeiro Leopold para estimular os sonhos expansionistas deste em direção ao Brasil. Provavelmente, aconselha Leopold I em sua arbitragem favorável ao Brasil, em 1863, na Questão Christie com a Inglaterra. Por seu apoio ao Brasil na Guerra do Paraguai, Pecher ganha também mais trânsito na Casa Imperial e pode ter guiado as sucessivas viagens dos Bragança pela Bélgica."

No interregno de 1850 a 1860, na ausência do Encarregados de Negócios, Édouard Pecher, exerçou a função de Cônsul Geral Honorário da Bélgica no Rio de Janeiro. Foi importador de armas belgas, e representava Dresse Ancion Laloux & C., fabricantes de armas de guerra em Liège, Bélgica, o que deve ser a razão que ele aliou-se ao Brasil na Guerra do Paraguai (1864-1870).

Eduardo Pecher Almanak

Tinha uma bela residência fora do centro da cidade, frequentava o Paço Imperial, e fundou e presidia a Sociedade Belga de Beneficência do Rio de Janeiro, que cuidava dos compatriotas carentes.

Édouard Pecher voltará a viver em Antuérpia. Após a morte de sua primeira esposa no Brasil, ele vai se casar novamente. Um de seus filhos, Édouard Gustave Charles Marie Pecher (1885 - 1926) por sua vez, se tornará um importante liberal em Antuérpia, que assumirá a liderança deste partido e encerrará sua carreira na década de 1920 como Ministro das Colônias na Bélgica.

Texto: Marc Storms

Fontes:

  • Entrepreneurs Belges e Luxembourgeoises dans la modernisation et l'industrialisation du Brésil (1830-1940) / Eddy Stols
  • Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro
  • Lorsque l’Histoire postale rejoint l’Histoire : Un courrier adressé à Charles Rogier / Vincent Schouberechts.  - Le Philatéliste Belge – De Belgische Filatelist - N°12, DECEMBRE 2014, 94ème ANNÉE p. 240-244
  • https://www.academiebelgium.be/...
  • https://www.schoonselhof.be/...