Você está aqui
Rogez, Herve Louis Ghislain
Hervé Louis Ghislain Rogez recebeu no início de maio de 2025, do Embaixador da Bélgica Peter Claes, a comenda de Cavaleiro da Ordem de Leopoldo, em reconhecimento à sua contribuição notável para o avanço da bioeconomia, especialmente na produção de açaí. A comenda de Cavaleiro da Ordem de Leopoldo é uma forma de o governo Belga reconhecer a atuação, a dedicação e a importância daqueles que defendem os interesses do país.
Hervé Rogez é professor titular da Universidade Federal do Pará e Diretor da Unidade EMBRAPII em Desenvolvimento Sustentável da Fruticultura na Amazônia (UFPA - Bioeconomia). Foi vice-coordenador (2011-2015) e coordenador (2015-2019) do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (conceito 5 pela CAPES). Estuda os processos de extração, concentração, purificação e fracionamento de compostos fenólicos, técnicas de análise dos mesmos, biotransformações in vitro e in vivo, suas aplicações biotecnológicas e propriedades farmacológicas. Estuda o açaí desde 1995, tendo acumulado um conhecimento multidisciplinar sobre este alimento, inclusive sobre transmissão de Chagas por via oral.
Hervé fez seu mestrado em Ingénieur Chimiste et des Industries Agricoles, (1989 - 1992) na Universite Catholique de Louvain onde se doutorou em Ciências Agrárias e Engenharia Biológica (1996 - 1999).
Ele é natural da cidade de Tournai, na Bélgica, atuante há mais de 30 anos no Brasil. Iniciou a sua caminhada acadêmica no Brasil ao visitar Marabá, em 1993, para entender os motivos que levaram ao aumento do desmatamento na região. Na ocasião, ele observou a ausência de cursos que estudassem, com maior profundidade, a possibilidade de um desenvolvimento sustentável para a região e resolveu propor projetos para mudar essa realidade. Seu primeiro projeto, com foco na pesquisa de frutos regionais e produção sustentável, veio a ser aprovado e financiado pela União Europeia, em 1994, e, posteriormente, em 1999, com a criação do curso de Engenharia de Alimentos, ele seguiu com a carreira acadêmica nos cursos de graduação e pós-graduação da UFPA.
Fontes: