Você está aqui

Société Anonyme Marcinelle et Couillet (1835 - 1906)

Empresa belga Marcinelle et Couillet
Social Media: 

A Sociedade Anónima de Altos Fornos, Fábricas e Minas de Carvão Marcinelle e Couillet, criado em 1835, foi a maior empresa belga cotada na Bolsa de Valores de Bruxelas em meados do século XIX. Suas minas de carvão e fábricas de aço ficaram na região de Borinage da Bélgica, em torno da cidade de Mons, na década de 1830.

Em 1906, as divisões de metalurgica e de mineração se separam; com a mina de carvão de Marcinelle tornando-se uma empresa separada, a divisão de metalurgica tornou-se La Société Metalúrgica de Couillet, renomeado como Société Metalúrgica du Hainaut em 1910.

Société anonyme Marchinelle & Couillet construiu locomotivas a vapor na sua fábrica na cidade belga Couillet, perto de Charleroi. Estas locomotivas são conhecidas com "Locomotivas Couillet".

Muitas foram exportadas. Algumas ainda estão funcionando como maria fumaça de trens turísticos, como, por exemplo os números 861 "John Benn" e 986 "Carbon" construídas por Couillet para Decauville do Melbourne Metropolitan Gas Company. Uma locomotiva da Estrada de ferro Chemin de fer touristique du Tarn na França foi tombada como monumento histórico. No ano 2010, esta locomotiva fez 100 anos.

Uma lista de algumas locomotivas construídas por Couillet está disponível em http://www.rail.lu/couillet.html

Encontramos testimonhos de uma locomotiva Couillet exportada para o Brasil.

Fontes:

 

Locomotivas ou vagões exportados para o Brasil