Você está aqui

Os vitrais do Estádio das Laranjeiras do Fluminense são belgas ou franceses?

 

Existem dúvidas sobre a origem dos vitrais do Estádio das Laranjeiras do Fluminense Football Club em Rio de Janeiro.

Fluminense

Segundo o wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Fluminense_Football_Club#Sedes_do_clube estes são franceses: "Em 1918, começam as reformas que vão dar origem à quarta sede do Fluminense. As obras terminaram em 1920, sob a presidência de Arnaldo Guinle, que contratou o arquiteto catalão Hipòlit Gustau Pujol Jr. (Hipólito Gustavo Pujol Júnior) para projetar as dependências. Com vitrais franceses e lustres de cristal, o Salão Nobre se tornou palco de muitos shows, bailes, desfiles, óperas e balé. Ainda hoje, é muito utilizado para festas, reuniões e gravação de filmes e minisséries, como "Anos Dourados", "Dona Flor e seus dois maridos", "Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão", telenovelas e comerciais. A sede é própria e, hoje, é tombada pelo patrimônio histórico." 

Parte desta informação é contestada: "Pujol era filho de um imigrante francês com uma brasileira, nasceu em 1880, em Mendes, no Rio de Janeiro. Estudou engenharia e arquitetura em São Paulo, na então recém-criada Escola Politécnica, e na Europa." (fonte: http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/EducPasseioHistoria.pdf). Será que a informação sobre a origem dos vitrais também é errada? 

Um filme no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=INwMeuLcSBc da origem para a Bélgica: Sua sede social no bairro de Laranjeiras faz parte da história da cidade do Rio de Janeiro pelos seus bailes, festas e eventos culturais que marcaram várias gerações, além de ser uma obra de arquitetura europeia de grande beleza, idealizada pelo arquiteto catalão Hypolito Pujol e adornada por elegantes vitrais belgas que se destacam em sua fachada. De novo com o erro sobre a nacionalidade de Pujol.

A neta do artista belga François Frank Urban nós informou que seu avô, vitrailista da Casa Conrado (São Paulo), também trabalhava no Rio de Janeiro. Segunda ela, ele desenhou os vitrais do Banco do Brasil, no centro histórico de São Paulo, um prédio do mesmo arquiteto, Hippolyto Gustavo Pujol Júnior. Será que Pujol é o link entre os vitrais e o belga Urban?

Sera que um dos visitantes deste site pode nos ajudar para resolver esta dúvida?

Qualquer ajuda é bem vindo. Pode ser em português, holandês, francês ou inglês. Por favor, use o formulário "Post new comment" aqui em baixo