Você está aqui
Vídeo "Memórias que se cruzam no vale do Itajaí"
O vídeo com depoimentos de descendentes da Colônia Belga em Ilhota (SC), fundada em 1844, conta as histórias sobre as suas origens, costumes e festas. Ele faz parte da exposição "A Colônia Belga e seus descendentes no Vale do Itajaí".
Entrevistas:
- Adalberto Salviano Castellain
- Adelaide Zimmermann
- Adélia Rocha Richartz
- Almerinda Bruno
- Ana Francisco dos Santos
- Célia da Silva
- João Roberto Vieira
- José Luciano Vilain
- Jucélia Brockveld Vieira
- Maria Lúcia Maba Berti
- Maurício Hostins
- Nelson José Hostins
- Osvaldo Teixeira de Melo Junior
- Raul Neves
- Sueli Ana dos Santos
Produção:
- TV Gaspar - Neves Films
Direção:
- Raul Neves
Imagens:
- Diego Neves
- Ivan Neves
- Raul Neves JR
- Victor Riffel
Edição:
- Diego Neves
Agradecimentos:
- Associação Ilha Belga, Daniel Hostins e Sueli dos Santos
- Marc Storms, roteirista dos depoimentos e curador da exposição "A Colônia Belga e seus descendentes no Vale do Itajaí".
Lei de Incentivo à Cultura, apoio e patrocinadores
Apoio |
Patrocínio | Realização |
Agradecemos as empresas pelo patrocínio da exposição “A colônia belga e seus descendentes no Vale do Itajaí”, projeto aprovado pela Lei Rouanet.
O curador da exposição é Marc Storms, coordenador do "Patrimônio belga no Brasil". Ela foi elaborada com a Associação Ilha Belga e é apoiada pelo Embaixador da Bélgica, Sr. Patrick Herman, o Cônsul Geral da Bélgica para São Paulo e região Sul, Sr. Matthieu Branders, o Cônsul Sr. Thomas Maes e o Sr. Jeroen Servaes, Cônsul Honorário em Florianópolis (SC).
Os textos da exposição são de autoria de Marc Storms, a partir de pesquisas bibliográficas e iconográficas, que orientou a seleção das imagens e a concepção expográfica. Ana Starling da Bizu [estúdio e editora] desenvolveu o design gráfico da exposição. Sueli Ana dos Santos, presidente da Associação Ilha Belga, coordenou os vídeo-depoimentos que foram gravados e editados por Raul Neves e sua equipe da TV Gaspar. Daniel Hostins, vice-presidente da Associação Ilha Belga, coordenou as pesquisas em relação às árvores genealógicas. Alessandro de Oliveira Amadeu da CQS/FV Advodagos coordenou a assessoria e orientação em clearance jurídico. Rafael Aleixo cuidou da contabilidade.