Você está aqui
Alto-relevo Alegoria à Indústria (Sabará)

O painel “Alegoria à Indústria” feito em 1935 por solicitação e patrocínio do Dr. Louis Ensch, então superintendente da Cia. Belgo-Mineira, é uma das obras de maior fôlego da artista belga Jeanne Louise Milde (Bruxelas 1900 - Belo Horizonte 1997). O alto-relevo acha-se na Belgo-Mineira, empresa siderúrgica com sede em Sabará. A obra em bronze, pesa cerca de 250 kg, executada pelo processo de cera perdida, é uma das maiores do gênero no Brasil.
O painel retrata o trabalhador, com toda a sua força, tendo ao fundo um forno siderúrgico. A representação do trabalhador na obra, realizada em 1935, condiz com o ideal estadonovista de valorização do trabalho. A representação é feita de forma a valorizar tanto a força do trabalhador, quanto a importância da indústria. A partir da grandiosidade das figuras humanas, pode-se perceber como o trabalho, figurado no próprio trabalhador, é enaltecido. Antes de ser uma alegoria à indústria, a obra parece ser uma alegoria ao trabalho, com a artista valorizando o homem como sendo a figura mais importante da peça, ainda que ao centro da obra encontre-se a imagem da siderúrgica.
A obra foi fundida pela empresa "Fundição Artística F. Felice", com endereço Peixoto Gomide 177, cidade de São Paulo, como consta no lado esquerdo do painel.
Fontes:
- Folheto no arquivo da Jeanne Milde no Museu Mineiro em Belo Horizonte
- Entre Bruxelas e Belo Horizonte : itinerários da escultora Jeanne Louise Milde / Rita Lages Rodrigues. - ISBN 85-87073-73-7 - veja p. 85
- Visita no local por Marc Storms
Pesquisa, texto e fotos: Marc Storms, agosto de 2016