Você está aqui

Azulejos belgas na fachada de um imóvel comercial de Botafogo (Rio de Janeiro)

Location: 
Rua Bambina 88, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
RdJ Rua Bambino Azulejos belgas
Tipologia: 

O pesquisador Fábio Carvalho nós informou que a fachada de um imóvel comercial na esquina da rua Bambina com a rua Marechal Niemeyer, no bairro Botafogo em Rio de Janeiro, é revestida com azulejos belgas.

Rio de Janeiro Rua Bambino Azulejos Fachada

Rio de Janeiro Rua Bambino Azulejos belgas

A ilustração "Dessin 16" no catálogo da Societé Anonyme de la Faïencerie de Nimy-lez-Mons, Bélgica, impresso por volta de 1900 segundo o museu de onde obtive o catálogo (biblioteca do Winterthur Museum, Wilmington, DE, EUA), mostra o mesmo padrão.

Rio de Janeiro Rua Bambino Azulejos nimy-lez-mons16

Escreve Fábio "Como vemos, o padrão que normalmente vemos em Portugal num esquema 2x2, está aglutinado em um único azulejo, o motivo central é a estrela de 8 pontas, o tamanho (15x15 cm) está correto, o traçado do desenho me parece extremamente compatível, e este padrão era produzido em marrom, além de azul, verde e vermelho. Tudo como vemos nos azulejos da fachada do imóvel."

O Belga Mario Baeck, pesquisador com PhD em história da arte, especialização em materiais em imóveis históricos na Ghent University, e editor do periódico da Tiles & Architectural Ceramics Society (TACS) e editor do boletim do Círculo de Azulejos Cerâmicos Europeu (E.C.T.C. ou EUROPEAN CERAMIC TILES CIRCLE) duvidou que estes azulejos foram fabricados por Nimy-lez-Mons. O mesmo desenho, de azulejos com o mesmo tamanho (15x15 cm), encontra-se tambem no catálogo de Boch Frères de La Louvière. E é conhecido que esta empresa exportou muitos azulejos para América Latina.

Boch Frères de La Louvière BFK27_collectionMarioBaeck.

Para ter certeza sobre a sua origim, precisa ser investigado o lado atras do azuljo que contem o "imprint" do produtor.  Mas não há dúvida sobre a origem belga.

É interessante para ver que, no início do século XX, o mesmo padrão poderia ser produzido e comercializado por mais de uma fábrica. Será que neste época os direitos autorais tiveram outro significado jurídico?

Fontes:

Fotos publicados com a permissão do autor Fábio Carvalho.