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Baixos-relevos do Instituto de Educação (Belo Horizonte)

Em 1930, a artista belga Jeanne Louise Milde (Bruxelas 1900, Belo Horizonte 1997) criou dois baixos-relevos decorativos que ficam na entrada principal da Escola Normal Modelo. Estes representam o ensino artístico e o ensino das ciências naturais.
“O da direita é uma alegoria ao ensino das ciências naturais, da geografia, da literatura e da geometria, e o da esquerda representa uma alegoria ao ensino artístico da Escola Normal, isto é, a escultura, o canto, a música, e a pintura. As duas figuras principais representam o sol, isto é, a luz do ensinamento e o progresso de Minas. As outras figuras estão sob a impressão do desejo de conhecer e aprofundar o seu saber, e vão subindo a escadaria do progresso. Sob cada baixo relevo estão colocadas as efigies do Presidente Antônio Carlos e do dr. Francisco Campos que são os realizadores da reforma do ensino e os grandes artífices da obra educacional em Minas.”
A inauguração de Belo Horizonte, em 1897, com a cidade ainda em processo de construção, incluiu o início das obras do prédio que abrigou a Escola Normal Modelo, voltada à preparação de moças para o magistério. Hoje conhecida como Instituto de Educação de Belo Horizonte (IEMG), a escola, fundada em 1906, foi responsável pela formação de inúmeras gerações de professoras. Com o correr dos anos, consolidou a tradição como referência na educação na capital mineira.
O prédio do instituto, na região central da cidade, tem a marca do ecletismo, estilo arquitetônico comum a várias construções antigas de Belo Horizonte.
Durante sua história, o prédio da Escola Normal Modelo, atual Instituto de Educação passou por várias reformas, mas preservou o estilo original, com a mistura de sobriedade e amplidão da fachada.
Milde leciona na Escola de Aperfeiçoamento do Instituto de Educação, e produz esculturas para parques, praças, cemitérios e jardins residenciais.
Fonte: Entre Bruxelas e Belo Horizonte : itinerários da escultora Jeanne Louise Milde / Rita Lages Rodrigues - veja p. 84
ISBN 85-87073-73-7