Você está aqui

Busto de frei Leandro no Jardim Botânico (Rio de Janeiro)

Location: 
Jardim Botânico, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Busto Frei Leandro
Material: 

Rio de Janeiro Busto Frei LeandroQuem visita o Jardim Botânico do Rio de Janeiro pode deparar um busto de um homem chamado Frei Leandro, onde no busto dizia que o mesmo havia sido o primeiro diretor botânico do Jardim no período de 1824-29.

Frei Leandro do Santíssimo Sacramento Recife 1778 — Rio de Janeiro 1 de Julho de 1829) foi um frade carmelita e& botânico brasileiro. Estudou filosofia na Universidade de Coimbra e retornou ao Brasil em 1806. Transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi professor de botânica da Academia Médico-Cirúrgica. Ministrava aulas de botânica e agricultura no Passeio Público quando, em 1824, foi nomeado diretor do Jardim Botânico. Foi membro de várias entidades naturalistas estrangeiras como a Academia Real de Ciências de Munique. Publicou "Memória sobre as Nitreiras Naturais ou Artificiais deste País" (1808).

 

"Bruxelles, E. de V. 1903"

O Real Horto Botânico, atual Jardim Botânico, foi criado em 11 de outubro de 1808 por D. João VI na localidade do chamado "Engenho da Lagoa". Com a direção de Leandro, o jardim se tornou um local de pesquisas. Ele iniciou a organização paisagística do Arboreto do Jardim Botânico. Já em 1824 foi criado um lago artificial, que hoje ainda existe e chama-se Lago de Frei Leandro. Parte da terra e das pedras que foram retiradas, hoje consiste o local onde se encontra o Memorial de Frei Leandro do Sacramento, o qual fica ao lado do seu lago.

 

Placa Frei Leandro Bruxelles E. de V.O busto foi inaugurado por Barbosa Rodrigues em 1903. A placa ao lado informa "Bruxelles, E. de V. 1903". Alguém de nossos leitores pode dar mais informações sobre este "E. de V."?

Fontes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Leandro_do_Sant%C3%ADssimo_Sacramento

http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2013/06/frei-leandro-do-sacramento-o-botanico.html

Fotos:

Yves Lapere