Você está aqui

Chafariz Belga (Campos dos Goytacazes)

Location: 
Praça das Quatro Jornadas , Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro
Campos dos Goytacazes Chafariz
Data de inauguração: 
quinta-feira, 11 Outubro, 1906

"Em comemoração à descoberta da América, o Sr. Dr. Prefeito inaugurou ontem a fonte monumental oferecida ao municipio pela companhia Syndicate". Foi assim que, em 13 de outubro de 1906, o jornal Monitor Campista anunciou a inauguração do Chafariz Belga, às cinco e meia da tarde do dia 11 de outubro, em frente à antiga Santa Casa de Misericórdia.

Chafariz Belga Campos

Se em 1906 os campistas ressaltavam o "belo efeito" da fonte - que é uma réplica de um dos 100 chafarizes que o descobridor da América, Cristóvão Colombo, mandou fabricar. Às vésperas de 2014, a história se repete. Em 23 de dezembro 2013, a prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, inaugurou a restauração do chafariz belga, que surpreendeu o público com suas águas dançantes e sistema de som e iluminação. O trabalho aconteceu em parceria entre a prefeitura local e a concessionária Águas do Paraíba. 

Uma pesquisa sobre este cartão postal de Campos dos Goytacazes, que volta com estilo à cena urbana, revela particularidades que fazem dele muito mais do que um simples chafariz de praça. Atualmente, só existem dois desse modelo no mundo: um em Campos dos Goytacazes e o outro na Europa. Ao longo do tempo, o chafariz sofreu deteriorações e foi paulatinamente vandalizado, com roubo de várias peças. Nos anos 90, acabou perdendo também seus principais adornos. A Prefeitura de Campos solicitou à Concessionária Águas do Paraíba que restaurasse a fonte, integrando o projeto de recuperação e revitalização do centro histórico da cidade.

Tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal (Coppam), o chafariz levou cerca de um ano para ser restaurado, sob a supervisão do arquiteto Rômulo Braga e dos artistas plásticos Rui Soares e José Ramos. 

De acordo com registros, a fonte foi um presente para a cidade, oferecido pela companhia inglesa Campos Syndicate Ltda. que, em 1905, se tornou "a primeira empresa de fornecimento de água e serviço de esgoto de Campos. O oferecimento do presente foi comunicado ao primeiro Prefeito de Campos, Manoel Rodrigues Peixoto em 24 de julho de 1904.

Neste mesmo ano veio a autorização para a importação da Bélgica para ser colocado na Praça do Santíssimo Salvador e o então prefeito, Manuel Camillo Ferreira Landim, fez a inauguração do chafariz com salva de 21 tiros. 

Fontes e fotos :