Você está aqui

Cobertura Antigo Paço Municipal (Curitiba)

Location: 
Praça Generoso Marques, Curitiba - Paraná
Curitiba Paço Da Liberdade
Data de inauguração: 
quinta-feira, 24 Fevereiro, 1916
Tombado: 
sim

Iniciado em 1914, o Paço da Liberdade foi inaugurado em 24 de fevereiro de 1916. Curitiba tornou-se, então, um dos raros exemplos, no Brasil, de contar com uma prefeitura municipal com sede própria. Oficialmente chamado de Paço da Liberdade a partir de 3 de fevereiro de 1942, sediou a Prefeitura de Curitiba até 1969, quando esta foi transferida para a nova e moderna sede do Centro Cívico.

Em 1974 o Museu Paranaense inaugurou sua nova sede neste prédio. O antigo Paço Municipal foi restaurado e recuperou suas características originais, através da adoção de soluções simples, racionais, seguras e sobretudo econômicas. A maior dificuldade apresentada pela restauração concentrou-se na cobertura, pelo fato da original — de telhas de fibrocimento de forma quadrada, e importadas da Bélgica — haver sido trocada pela Prefeitura. Através de fotografias foi possível a reconstituição da forma original, reintroduzindo-se as placas de fibrocimento.

É um edificio de arquitetura eclética, com elementos art nouveau representados, sobretudo, pelas marquises de ferro voltadas para a Praça Tiradentes, pelo desenho das esquadrias de madeira e portas externas. Ocupando uma área de 500m², está construído sobre base de concreto e blocos de cantaria, possuindo planta retangular sobre cujos lados menores erguem-se duas fachadas, a principal voltada para a praça e na qual destaca-se a torre quadrada. É construído em alvenaria de tijolos, com três pavimentos. 

O museu permaneceu no edifício até o final de 2002, quando foi transferido para sua sede definitiva no Palácio São Francisco. Reinaugurado em 29 de março de 2009 após passar por uma minuciosa restauração custeada pelo SESC, tornou-se um centro cultural administrado pelo Sistema SESC (SESC, SENAC e Fecomércio).

Fontes

Foto: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/PacoDaLiberdadeCurit...