Você está aqui

Elevador Lacerda

Location: 
, Salvador - Bahia
Elevador Lacerda Salvador Bahia
Data de inauguração: 
segunda-feira, 8 Dezembro, 1873

O que o elevador Lacerda de Salvador tem a ver com a Bélgica?
No dia 8 de dezembro de 1873, dia em que se festeja Nossa Senhora da Conceição, a padroeira do comércio no Estado da Bahia, foi inaugurado, na capital Salvador, o elevador hidráulico, que se chamava elevador da Conceição. Ele facilitou a ligação de mercadorias e pessoas entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. No momento da sua inauguração, o projeto dos irmãos Antônio Francisco e Augusto Frederico de Lacerda, era o mais alto elevador público do mundo. Em homenagem aos projetistas, o elevador é hoje conhecido como o elevador Lacerda.

Foto Gaensly Elevador Lacerda

Os trabalhos iniciais da construção começaram no final do ano de 1869. A obra contou com a ajuda do Banco da Bahia, do qual Antônio era um dos diretores. O elevador hidráulico de 1873 foi mais tarde eletrificado, e, hoje, conta com uma torre de cimento armado inaugurado em 1930.

Antônio de Lacerda (1834 – 1885) casou-se em 1859 com a belga Adèle de Montobio (1835 – 1877) com a qual teve sete filhos. Adèle era filha de Camille Montobio (1805 – 1876), engenheiro, chegado à Bahia em agosto de 1849. No mesmo mês da inauguração do elevador, Antônio foi nomeado cônsul honorário da Bélgica na Bahia, função que exerceu até 11 de janeiro de 1884.
Camille Montobio era junto com seu genro Antônio de Lacerda sócio da empresa Gonçalves, Costa & Companhia. Antonio de Lacerda manda seu sogro e sócio, Eng. Camille Montobio, à Europa para escolher a melhor maquina. A escolha recaiu na Hosting Machinery, ou maquina de içar, inglesa, de mecanismo hidráulico, recém inventado." prova do envolvimento do engenheiro belga no empreendimento.

Hoje, o elevador Lacerda é um dos cartões postais da cidade de Salvador e transporta cerca de 28 mil pessoas por dia.

Foto: Gaensly - http://www.salvador-antiga.com/cidade-…/elevador-lacerda.htm

Fontes: