Você está aqui

Escadaria Memorial Minas Gerais Vale (Belo Horizonte)

Location: 
Praça da Liberdade 640, Belo Horizonte - Minas Gerais
Belo Horizonte Museu Memorial Minas Gerais Escadaria
Data começo construção: 
sexta-feira, 30 Novembro, 1894
Data de inauguração: 
domingo, 12 Dezembro, 1897
Tombado: 
sim

O prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, antes denominado Secretaria das Finanças, foi projetado pelo arquiteto da "Comissão Construtora da Nova Capital", José de Magalhães. Seu projeto original, no estilo eclético adotado para todos os prédios projetados pela Comissão Construtora, era idêntico ao da então Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Mas o arquiteto recebeu ordens do governo para diferenciá-lo, o que fez introduzindo algumas modificações em suas fachadas.

A obra foi iniciada em 25 de novembro de 1895 e foi inaugurada juntamente com a nova capital, em 12 de dezembro de 1897. Assim como nas demais secretarias e no Palácio da Liberdade, foram empregados na obra muitos materiais importados, sobre tudo telhas, vigas de ferro e a escada de ferro forjado no sistema "Joly".

Ao longo de sua história, o prédio, cuja superfície original era de 730 m2, recebeu diversas modificaçõe e acréscimos, até atingir sua área construída atual de 3.834 m2. A construção é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), por meio do Decreto n. 18.531, de 2 de junho de 1977.

O Memorial Minas Gerais Vale foi aberto em 2010 e é instalado neste antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda. 

Societe des Acieries de Bruges

A escadaria dá acesso aos quatro andares do edifício e contem uma placa que indica Société des Acieries de Bruges - Belgique e muitas pessoas acreditam que a escadaria foi fundada nesta empressa. 

Uma pesquisa no Arquivo Público de Belo Horizonte revelou que lá encontra-se o fundo AI.01.02.02.143 "Escadarias para o Palácio Presidencial e para as Secretaris do Interior, da Agricultura e das Finanças. Bruges e Rio de Janeiro 1896.12.10 - 1897.07.28" que contem 9 itens de comprovantes de despesas.

Encontramos uma fatura com data 30 de junho de 1897 da "Société Anonyme de Constructions, Forges e Aciéries de Bruges" à Comissão de Construção da Nova Capital de Belo Horizonte sobre a "Mercadoria carregada nos vapores Ville de Buenos Ayres, Corsica e California - Escadaria principal systeme Joly para a Secretaria das Finanças - Encommenda official 35 de 31/8/1896 pelo preço de f.o.b. (Free on board) 14.000 marcos". O valor em 12:768$000 reis foi pago no dia 11/9/1897.

Não sabemos de aonde sairam estes vapores. O fato que seu valor é expresado em marcos e que uma escadaria similar pelo Palácio Presidencial tem planta em alemão, junto com o testemunho do restaurador da escadaria, o Joerg Ammann, que demonstrou um catálogo da fabrica Eisenwerk Joly de Wittemberg, Alemanha, com escadarias simulares, fazem nós concluir que a escadaria foi encomendada na Bélgica e fabricada na Alemanha.

Ainda falta conhecimento sobre a relação entre a "Société Anonyme de Constructions, Forges e Aciéries de Bruges" e a "Eisenwerk Joly" e porque esta escadaria tem uma placa que indica a Société des Acieries de Bruges - Belgique. O fato que a "Société Anonyme" e o resultado da fusão entre a fundição De Jaegher e a fundição Feldhaus, a última de origem alemão, pode esclarecer esta relação.

Incontestável é que a escadaria é de uma beleza exuberante e uma das imagens mais divulgadas nas redes sociais de quem visita o lugar.

 

 

Memorial Minas Gerais Vale Escadaria Belga

Memorial Minas Gerais Vale Escadaria Belga

 

Memorial Minas Gerais Vale Escadaria Belga

 

Pesquisa: Marc Storms, julho 2015

Fotos: Marc Storms, novembro 2014

Foto panorâmica : site www.memorialvale.com.br

Fontes: