Você está aqui

Escadaria Palácio da Justiça (Belo Horizonte)

Location: 
Avenida Afonso Pena 1420 , Belo Horizonte - Minas Gerais
Belo Horizonte Palacio Justiça Escadaria
Data de inauguração: 
terça-feira, 16 Janeiro, 1912
Tombado: 
sim

O Palácio da Justiça Rodrigues Campos faz parte do conjunto de edifícios públicos projetados para a nova capital de MG, inaugurada em 1897. Anteriormente, a capital mineira era Ouro Preto. Com a construção de Belo Horizonte, buscava-se uma ruptura definitiva com a tradição colonial. É dentro deste estilo eclético com características neoclássicas que o arquiteto Raphael Rebechi projetou o Palácio da Justiça para abrigar a 1ª instância da comarca de BH e o Tribunal da Relação, Corte da 2ª instância de MG.

O Judiciário foi o primeiro dos três poderes a se estabelecer em BH, mas, ainda sem sede própria, funcionou na antiga Secretária de Educação, na Praça da Liberdade, que hoje abriga o Museu das Minas e do Metal. Posteriormente, o Tribunal se mudou para o edifício do Instituto de Educação, na avenida Carandaí.

A construção do prédio deu-se entre 1909 e 1911 e foi projetada pelo arquiteto italiano Rafael Rebecchi e construída pelo coronel Júlio Pinto, sob a orientação técnica do engenheiro José Dantas. No dia 16 de janeiro de 1912, o edifício foi inaugurado na avenida Afonso Pena, 1420.

No alto da fachada principal e da lateral direita, chamam a atenção os lindos frisos em baixo-relevo, representando alegorias à Justiça Romana, obra do escultor suíço-italiano João Morandi.

Palacio da Justiça BH escadaria belga

Palacio da Justiça BH escadaria belga

A escadaria exterior do Palácio, em granito, avança pela calçada portuguesa da Avenida Afonso Pena, numa possível infração às posturas municipais, mas nos convida a entrar no austero edifício, passando por sob o frontão clássico, entre quatro colunas gregas, com seus capitéis artísticos.

Escreve Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza no dossiê de tombamento (IEPHA): "Penetrando no imponente saguão de entrada, através de um dos grandes portões trabalhados em ferro, deparamos com a magnífica escadaria metálica, importada da Bélgica no início do século XX para a inauguração do palácio, em 1911, já no governo de Bueno Brandão. Ladeando o primeiro degrau da escada, duas estátuas feminians, características da “belle-époque”, sustentam luminárias elegantes, em forma de tocheiros."

O dossiê infelizmente não tem detalhes sobre a origem exacta. O seu estilo é bem diferente das escadarias do Palácio Presidencial e das Secretarias na Praça de Liberdade em Belo Horizonte, que foram encomendadas para a "S.A. Construction, Forges et Aciéries de Bruges" na fabrica "Eisenwerk Joly" (Wittemberg, Alemanha). 
Fontes:
Fotos: Marc Storms, julho 2015