Você está aqui
Espelhos Confeitaria Colombo (Rio de Janeiro)

A Confeitaria Colombo localiza-se no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, sendo um dos principais pontos turísticos da Região Central da cidade. Recentemente, a Confeitaria Colombo foi eleita como um dos 10 mais belos cafés do mundo.
A confeitaria foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, tendo um extenso rol de clientes célebres entre a sociedade brasileira.
Sua arquitetura e ambiente permitem ter uma ideia de como teria sido a Belle Époque na capital da República. Entre 1912 e 1918 os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque Art Nouveau, com enormes espelhos de cristal trazidos da Antuérpia, emoldurados por elegantes frisos talhados em madeira de jacarandá, e as bancadas de mármore italiano. "Os espelhos chegaram em três viagens ao porto do Rio. De lá para a confeitaria demorou cinco dias com carro de bois para levar os espelhos, cada um peso uns 500 kilos", informa o Sr. Teixeira.
São mais de cem anos de história. A Colombo, símbolo máximo da belle époque da cidade, faz parte do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio de Janeiro.
Seus grandes salões foram palco de recepções, também visitantes ilustres como o rei Alberto da Bélgica, em 1920, a rainha Elizabeth da Inglaterra, em 1968, ou mesmo políticos, escritores e artistas, marcaram esta história.
Fontes:
Fotos : Dirk Storms, november 2013
Fotos antigos: livro "Confeitaria Colombo: Sabores de uma cidade 120 anos 1894-2014" de Renato Freire e Antonio Enilson Martins Rodrigues.