Você está aqui
Espelhos no Salão Nobre do Teatro Municipal (São Paulo)
O Salão Nobre, que apresenta características do renascimento italiano e do barroco, é considerado o espaço mais suntuoso do Teatro Municipal. Ocupando uma área de 240 m² e pé direito de 12 metros, é extremamente requintado e imponente, com pinturas decorativas, pedras originárias da Itália, colunas com mármore nacional de Itupararanga, cristais belgas e portas de jacarandá.
O salão era usado para festas, bailes, concertos de câmara e banquetes. Na época, só pessoas da primeira ordem, entre eles políticos e barões do café, podem entrar. Foi inspirado na Galeria dos espelhos do Palácio de Versalhes. O salão possui portas de madeira revestidas em latão. As molduras são folheadas a ouro. Uma belíssima pintura no teto feita por Oscar Pereira da Silva que representa a música, o teatro e a dança. O piso é de peroba rosa e pau marfim. Para preservar as madeiras o piso foi coberto com um carpete dos Irmãos Campana.
A construção do teatro começo em 1903. O prédio foi inaugurado em 12/09/1911 no início do centro urbano, junto com o crescimento da indústria e do café. Projetado por o escritório Ramos de Azevedo, seu estilo eclético lembra o Teatro da Ópera em Paris.
O Teatro Municipal é um ícone do centro da cidade de São Paulo e palco de importantes manifestações culturais. É a sede da orquestra sinfônica de São Paulo e do balé da cidade.
Fonte:
Notícias Marc Storms durante uma visita guiada em 03/02/2015 com educador Jaime
Fotos : Marc Storms, fevereiro 2015