Você está aqui

Estação de Trem Marechal Hermes (Rio de Janeiro)

Location: 
, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Estação Marechal Hermes Rio de Janeiro

Fundado em 1º de maio de 1913, o bairro de Marechal Hermes foi o primeiro bairro operário planejado do Brasil. Estritamente residencial, com direito a ampla rede de serviços públicos como escolas, bibliotecas, hospitais e teatro, o bairro de Marechal Hermes nasceu como uma vila proletária, idealizado pelo então presidente da república Marechal Hermes da Fonseca, preocupado com a carência de moradias populares. Com o término do governo de Hermes em 1914, o projeto que sofrera grande oposição da sociedade e da imprensa, foi abandonada a própria sorte e dos 1350 imóveis previstos apenas 165 foram construídos.

Entre estes, a estação de Trem Marechal Hermes sendo inaugurada em 1913. Tanto a construção da estação de trem como a duplicação da linha férrea fizeram com que Marechal Hermes tivesse uma conexão fácil e direta até a Central do Brasil, o que ocasionou o seu crescimento.

É visível no prédio da estação o modelo ferroviário predominantemente inglês, feito com tijolos maciços, trazidos diretamente da Inglaterra pelos navios mercantes. Apesar disso, a estação adota o estilo eclético, pois sua estrutura é marcada pela presença de telhas francesas, quatro fachadas, amplas coberturas e detalhes em azulejos de origem alemã e belga e arcos de ferro fundido franceses.

Estação de Trem Marechal Hermes

A estação é considerada uma das mais antigas e luxuosas estações da cidade, devido o prédio da estação com modelo inglês, além de preservação das estruturas é pela ótima atendência de boa qualidade.

Fontes:

 

Foto:

Revista Fon-Fon