Você está aqui

As estacas do Edifício Brasília (Rio de Janeiro)

Location: 
Avenida Rio Branco 311, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Edificio Brasilia
Tipologia: 
Autor: 

Rio de Janeiro Edificio Brasilia Estacas Franki belgaO Edifício Brasília foi construído em finais da década de 1930 por um grupo de empresas européias que tinham a intenção de construir um prédio de alto gabarito. Na verdade o edifício atual resulta da unificação de dois edifícios construídos separadamente: o Edifício Brasília e o Edifício Anexo Brasília. A construção do Anexo Brasília foi terminada provavelmente em 1942 ou 1943.

 

fundações pela empresa belga Estacas Franki

Contou um antigo condômino que havia a intenção dos incorporadores de que o edifício viesse a se tornar algum tipo de sede do governo da época. Inclusive o nome “Brasília”, batizando este edifício antes de existir a capital atual, inaugurada em 1960, reforça esta idéia. Também há a coincidência de haver uma semelhança de sua planta baixa com o Plano Piloto, onde ambos possuem duas “asas” saindo de uma parte central. Porém não existem arquivos sobre a veracidade desta história.

 

No início da preparação do terreno para as fundações do edifício, feitas pela empresa belga Estacas Franki, foi encontrada uma âncora de cerca de 1,5m de altura, a qual ainda está guardada no condomínio e comprova que este local provavelmente se situava à beira da praia ou já dentro do mar, antes dos sucessivos aterros feitos nesta região.

Fontes