Você está aqui
Estacas do Edifício Pan American Airways Aeroporto Santos Dumont (RdJ)
A empresa de origem belga Franki realizou as estacas do Edifício Pan American Airways - Aeroporto Santos Dumont, na cidade de Rio de Janeiro.
O prédio, projetado em 1937 pelos Arquitetos Irmãos Roberto, é um marco arquitetônico da cidade. Sua construção começou em 1938 e, sendo interrompida durante a segunda guerra mundial, foi concluído apenas em 1947, após sofrer várias alterações do projeto arquitetônico. Essas alterações aumentaram as cargas nas fundações que foram reforçadas para suportar tanto a essas quanto a de mais um pavimento e terraços adicionados.
O projeto da estrutura original de concreto armado teve a autoria do engenheiro brasileiro Glebe Zaharov, cerca de 1938. O projeto e execução das fundações em estacas de concreto armado ficaram a cargo da firma Estacas Franki Ltda, filial da empresa belga no Brasil.
Os pilares medem sessenta e cinco centímetros de diâmetro e estão localizados a cada cinco metros no sentido da extensão das fachadas principais, configurando uma extensão total de cento e noventa metros. No eixo transversal, estão dispostas seis fileiras de pilares.
Texto: Marc Storms, dezembro de 2023
Fontes:
- Dossier "268. Documentos relativos a belgas e empresas belgas no Brasil" do álbum referente à viagem do casal real belga ao Brasil, 1920, preservado no Arquivo Real da Bélgica.
- REABILITAÇÃO ESTRUTURAL DO PRÉDIO DO AEROPORTO SANTOS DUMONT APÓS DANOS CAUSADOS POR INCÊNDIO
- Clássicos da Arquitetura: Aeroporto Santos Dumont / Marcelo e Milton Roberto