Você está aqui

Igreja Matriz de São João Batista (Bocaina)

Location: 
Praça Pedro Izar, Bocaina - São Paulo
Bocaina Igreja Matriz de São João Batista Vitrail

Bocaina possue vários casarões antigos que foram construidos na época da cafeicultura. A pequena cidade de 10 mil habitantes tem prédios e ruas preservando as características do início do século XX e mantém suas praças e traços arquitetônicos.

Destaque é a Igreja Matriz de São João Batista, idealizada pelo Padre Mariano Cúria, construída entre 1907 e 1910, aonde estão expostas 13 telas de arte sacra do pintor Brasileiro Benedito Calixto. Benedito Calixto, considerado um dos maiores expoentes das artes plásticas brasileiras na segunda metade do século 19 e início do século 20. As obras que se encontram na Matriz de Bocaina foram as últimas no gênero executadas por Calixto, artista nascido na cidade de Itanhaém em 1853 e falecido em São Paulo no ano de 1927. Calixto chegou em Bocaina no dia 10 de setembro de 1923, iniciando a pintura das telas alguns meses depois.

Tudo na decoração do local foi pensado por Benedito Calixto. Desde os lustres, que são réplicas dos candelabros do palácio de Versalhes, na França, até as colunas pintadas imitando mármore, o teto todo desenhado e os vitrais belgas coloridos com divisões de estanho.

Vitral com escudo papal

 

No seu aspecto arquitetônico e estilo de arte, a igreja é um exemplar do estilo Renascentista: resumem a fórmula romana nas linhas internas do arco-cruzeiro, a tradição gótica na estrutura global arquitetônica, a elegância de capitéis de ordem compósita que conjuga a graça coríntia e a simplicidade jônica.

Fontes

http://www.bocaina.sp.gov.br/

http://www.folhadeibitinga.com.br/interna.php?id=2911&categoria=14

http://www.cidadedebocaina.com/historia3.htm

Foto

http://www.acervodigital.unesp.br/handle/unesp/179651