Você está aqui
Manga – Vila Santa Thereza - Manaus
Ao invés dos 18 estúdios inicialmente solicitados pelo cliente do arquiteto belga Laurent Troost, o Edifício Manga – Vila Santa Thereza é um edifício de 12 apartamentos de diferentes tipologias, 3 estúdios, 3 T1, 3 T2 e 3 T3.
Essa mudança no briefing agradou o cliente que teve um investimento menor e um retorno maior. Mas o ganho mais importante foi para a cidade com esse empreendimento que valoriza a mistura social: estudantes e solteiros habitam com jovens casais e famílias.
A orientação nascente-poente do terreno de 12x49m permitiu uma utilização longitudinal que favorece uma edificação com menor exposição ao sol nascente e poente. A criação de 2 blocos de 2 apartamentos por piso foi uma decisão baseada em 3 fatores:
- respeito pelas tipologias do bairro que valorizam um pátio arborizado,
- a importância do vazio como elemento de isolamento térmico, pois, graças à a implantação Leste-Oeste, um bloco sombreia outro quando o sol está na sua posição mais horizontal, e
- respeito pela pré-existência de uma grande mangueira que, infelizmente, não resistiu ao incómodo da obra. O vazio tem seu valor e uma mangueira foi replantada.
Fonte e fotos: https://www.archidiaries.com/...