Você está aqui

Obras de arte na Capela do Seminário Premonstratense (Pirapora do Bom Jesus)

Location: 
Rua Nossa Senhora de Fátima 24, Pirapora do Bom Jesus - São Paulo
Pirapora do Bom Jesus Escultura
Data de inauguração: 
terça-feira, 10 Julho, 1928

A capela do Seminário Premonstratense possui arquitetura em estilo gótico. Ela foi construída de 1926 á 1928. A inauguração aconteceu na festa de Santo Norberto no dia 10 de julho de 1928.

Capela - obras de José Withofs

Todas as obras em madeira são da mão do artista José Withofs, belga, irmão Premonstratense, que viveu 55 anos no Brasil de 1905 á 1959, quando faleceu em Pirapora. Os seus trabalhos vão desde simples poltronas até paredes inteiras, capelas, púlpitos, altares e imagens, esculpidos em madeira obtida nas matas que circundavam o seminário. 

Obra - belga José WithofsObra - belga José Withfos

São Marcos - obra belga José WithofsSão Mateus - obra belga José Withofs

A respeito das estações da Via Sacra, as molduras são da mão do artista Withofs, mas as imagens foram feitas por um artista belga e foram trazidas de lá.

Todas as obras de arte da capela são em estilo gótico. Quando a capela foi inaugurada, não estava feito ainda o coro. Foi confeccionado mais tarde. Primeiramente a parta mais antiga com 16 lugares, que são chamadas de "estalas", lugares para os religiosos rezarem o ofício. Mais tarde foi acrescentada uma segunda parte de mais 18 estamas. As cadeiras dos cantores estão no centro. O castiçal do Círio Pascal foi feito em seis meses.

Na capela são celebradas missas especiais e para visitá-la somente com autorização prévia da administração.

O Seminário Premonstratense contem também de um museu e um jardim. Ele fica na parte alta da cidade de Pirapora do Bom Jesus (SP). O museu está aberto á visitas somente aos domingos das 9h00 ás 16h00.

De Averbode para Pirapora

Aos 26 de dezembro de 1896 os dois primeiros religiosos da abadia de Averbode, Bélgica, iniciaram seu apostolado no lugarejo chamado “Pirapora”, a uns cinquenta e quatro quilômetros da capital São Paulo. Foram eles o Côn. Vicente Van Tongel, Prior e Côn. Rafael Goris, seu companheiro. Assumiram a direção do conhecido santuário do Senhor Bom Jesus, para onde chegava já naquela época um número bastante grande de romeiros, vindos da redondeza e de outras cidades do Estado de São Paulo, até de vários outros estados do Brasil. O trabalho desses pioneiros foi marcado por muitas dificuldades e contratempos. Mas eles não desanimaram.

Em 1897, começaram a construção do colégio, que se tornou o Seminário Menor Metropolitano de São Paulo, de 1905 a 1949. Depois funcionou aí o Seminário Premonstratense, de 1949 a 1973. Até 1973, o convento de Pirapora foi a casa central da canonia. 

Veja mais em: http://www.saosebastiaojau.com.br/abadia.php

Até mesmo um pequeno sino de bronze, instalado na Sala do Oratório, está enegrecido. Este sino foi doado à comunidade religiosa de Pirapora do Bom Jesus pela Abadia de Averbode, na Bélgica, e servia para anunciar o horário das refeições aos moradores do seminário e só era tocado pelo superior da Congregação.

Esculpida também pelo José, obedecendo a um estilo clássico, a mobília é a maior atração do museu do seminário, ao lado de imagens barrocas e os objetos adornados com ouro e prata. O museu conserva um razoável acervo de fotos que registram o início do desenvolvimento do município e seu passado glorioso, fotos da revolução Constitucionalista.

Murail Seminario

Fontes

Fotos: Marc Storms, abril 2015