Você está aqui

Obras marmorarias no Theatro Municipal (Rio de Janeiro)

Location: 
Praça Floriano, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Obras com mármore executada no Teatro Municipal RdJ pela belga
Data de inauguração: 
sábado, 17 Julho, 1909
Tipologia: 

Teatro Municipal RdJ Marmore BélgicaUm dos mais imponentes e belos edificios do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal, foi inaugurado em 14 de julho de 1909. A ideia de um teatro nacional com uma companhia teatral estatal já existia desde meados do século XIX . Mas o projeto só começou a ganhar consistência no final daquele século, com o empenho do dramaturgo Arthur Azevedo (1855-1908). O dramaturgo, entretanto, não viveu o suficiente para ver seu sonho concretizado, morrendo nove meses antes do Theatro ser inaugurado. Prefeito do Distrito Federal, entre os anos de 1902 e 1906, o engenheiro Pereira Passos o planejou como o toque final da reforma que realizou na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. O Theatro foi construído a partir da fusão do projeto arquitetônico de Francisco de Oliveira Passos, seu filho, com o de Albert Guilbert, que haviam empatado no concurso organizado para o projeto do novo teatro. O desenho do prédio foi inspirado no da Ópera de Paris.

Teatro Municipal RdJ Marmore Bélgica

As obras marmorarias foram executado pela empresa belga S.A. de Merbes-le-Château.

Quase todos os materiais usados na sua construção foram trazidos da Europa. As obras marmorarias foram executado pela S.A. de Merbes-le-Château, que fusou-se em 1921 para formar a "S.A. de Merbes-Sprimont". Essa empresa belga formou na época o agrupamento marmorario mais importante da Europa. Dispõe de mármores produzidos não só na Bélgica mas também em França, Itália, Argélia, Marrocos e no Portugal.

A imponência do prédio está nas grandes colunas coríntias de mármore na parte central e nas menores que ficam nas laterais, que harmonizam com perfeição as linhas clássicas com a decoração barroca.

Teatro Municipal RdJ Escada Marmore Bélgica
A escada principal dá acesso para o pavimento nobre onde se encontram o foyer, os camarotes, as poltronas do balcão nobre e as duas loggie laterais do teatro.

Além das obras executadas no teatro municipal, fizeram obras marmorarias para a Escola Nacional das Belas-Artes, o Ministério das Finanças e a Biblioteca Nacional, todas na cidade de Rio de Janeiro.

Fontes:

Bélgica América Latina. - Bruxelas: Compagnie Générale de Publicité et d'Information, 1946. p. 198 - 199 que contem uma foto da grande escada do Teatro Municipal de Rio de Janeiro.

http://gougnies.be/...

Fotos: Marc Storms, junho de 2016