Você está aqui

Ponte Getúlio Vargas (Barra do Piraí)

Location: 
, Barra do Piraí - Rio de Janeiro
Barra do Pirai Ponte Belga

A Ponte Presidente Getúlio Vargas foi construída em 1888 ou 1898 sobre o Rio Paraíba do Sul para a passagem de trens da Rede Mineira de Viação e, posteriormente, para uso também dos pedestres. Toda construída na Bélgica, em sistema de pré-moldagem, foi  montada por engenheiros mineiros da Sapucahy em Barra do Piraí.

São 05 arcadas, cada uma de 50 metros, sustentadas por 08 bases de alvenaria.

Ponte belga Barra do Pirai

 

Ponte foto antigo

Barra do Piraí orgulha-se de ter sido o maior entroncamento ferroviário da América Latina, dando acesso ao Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Por suas terras passavam duas importantes linhas ferroviárias: a Estrada de Ferro Central do Brasil e a Rede Mineira de Viação. Atualmente, a malha ferroviária é concessão da MRS Logística e usada para o transporte de minério e carga. A Rede Mineira de Viação foi extinta e, onde passava a ferrovia, existem hoje casas, não restando nada do que outrora foi a Rede Mineira.

Ponte belga Barra do Pirai Foto antiga

A ponte mista (ferroviária e de rodagem) Getúlio Vargas está localizada no centro da cidade e faz a ligação do bairro de Santana ao Centro. Atualmente serve tanto para automóveis como para pedestres. É considerada até hoje o cartão postal da cidade.

Ponte foto Marc Ferrez

 

Ponte belga Barra do Pirai

Fontes:

Fotos: