Você está aqui

Portão Mercado Central (Pelotas)

Location: 
Praça 7 de julho, Pelotas - Rio Grande do Sul
Pelotas Portão Mercado

Um exemplo monumental do emprego de metais ferrosos em Pelotas é a parte estrutural da cobertura e do relógio do Mercado Central, bem como seus imponentes portões em estilo Art Nouveau. Situado à Praça 7 de julho, o Mercado é marco visual na paisagem urbana do centro de Pelotas. Construído entre os anos 1848 e 1853, teve como projetista Roberto Offer.

PortaoMercadoPelotas

De 1911 a 1914, o Mercado Central passou por reforma que atingiu tanto sua planta baixa como as fachadas, quando recebeu quatro torreões nas esquinas, enfeitados por platibandas vazadas e guirlandas de flores e frutas. Na ocasião, os acessos passaram a ser centralizados nas fachadas por portões metálicos, importados da Bélgica. O portão originário de Bruxelas, Bélgica, tem uma placa metálica com inscrição da firma responsável “F. Alexandre”.

O mercado recebeu estrutura metálica para a cobertura em formato cruciforme, com lanternins e vitrais coloridos nas extremidades (empenas). Ao centro, a estrutura da torre do relógio e farol, importada de Hamburgo, Alemanha. Segundo o Almanaque do RS, a empresa Lima & Martins foi responsável pela construção e montagem das estruturas metálicas. Em 1969 houve um incêndio no prédio, quando voltou a ser reformado, passando a funcionar no ano de 1970.

Fonte e foto: OS METAIS NO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO URBANO DE PELOTAS, RS – 1870 a 1931 / Ana Paula de Andrea Dametto. - Pelotas, 2009. Dissertação apresentada ao Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas