Você está aqui
Portão Mercado Central (Pelotas)
Um exemplo monumental do emprego de metais ferrosos em Pelotas é a parte estrutural da cobertura e do relógio do Mercado Central, bem como seus imponentes portões em estilo Art Nouveau. Situado à Praça Sete de Julho, o Mercado é marco visual na paisagem urbana do centro de Pelotas. Construído entre os anos 1848 e 1853, teve como projetista Roberto Offer.
De 1911 a 1914, o Mercado Central passou por reforma que atingiu tanto sua planta baixa como as fachadas, quando recebeu quatro torreões nas esquinas, enfeitados por platibandas vazadas e guirlandas de flores e frutas. Na ocasião, os acessos passaram a ser centralizados nas fachadas por portões metálicos, importados da Bélgica. Os quatro portões são originários de Bruxelas, Bélgica. Dois ainda tem uma placa metálica com inscrição da firma responsável “F. Alexandre, Avenue Van Volxem 265, Bruxelles”.
O mercado recebeu estrutura metálica para a cobertura em formato cruciforme, com lanternins e vitrais coloridos nas extremidades (empenas). Ao centro, a estrutura da torre do relógio e farol, importada de Hamburgo, Alemanha. Segundo o Almanaque do RS, a empresa Lima & Martins foi responsável pela construção e montagem das estruturas metálicas. Em 1969 houve um incêndio no prédio, quando voltou a ser reformado, passando a funcionar no ano de 1970.
Fonte e foto preto branco: OS METAIS NO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO URBANO DE PELOTAS, RS – 1870 a 1931 / Ana Paula de Andrea Dametto. - Pelotas, 2009. Dissertação apresentada ao Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas
Fotos Coloridas: Marc Storms, março de 2018