Você está aqui
Vitrais da Catedral do Divino Espírito Santo (Barretos)

Aos 10 de agosto de 1893, começaram as obras da construção da Catedral do Divino Espírito Santo de Barretos. A nova matriz seria construída na frente da antiga, que continuaria sendo usada nos cultos. O dinheiro, porém, acabou logo, e os serviços foram paralisados, ficando assim por pelo menos 10 anos. No início do século XX, a obra era às vezes retomada, sempre com dificuldades financeiras, e por isso freqüentemente os serviços paravam.
Em junho de 1920, com o presbitério e sua cúpula octogonal terminados, as obras da nova igreja foram dadas por terminadas. Mas sem qualquer decoração, pinturas a cal, portas e janelas comuns, sem relógio, e apenas um pequeno sino.
Somente no dia 1º de janeiro de 1934, 40 anos depois do começo das obras, foram inaugurados os três vitrais - do coro, e das duas laterais da igreja - e os doze “óculos” (vitrais redondos, com desenhos sacros), sendo seis de cada lado, todos comprados da “Casa Conrado Ltda.”, de São Paulo, confeccionados em chumbo e cristal importados da Bélgica.
Fonte: O coração de Barretos / José Paulo Lombardi
Foto: Rafael Neddermeyer